Sustentabilidade

Reconhecimento Externo


  • O Sierra Fund ficou classificado em 4.º lugar no setor retalhista europeu não cotado do GRESB – Global Real Estate Sustainability Benchmark de 2016, e em 6.º lugar no setor retalhista europeu a nível global; o Sierra Portugal Fund ficou classificado em 7.º e 11.º lugares nestas duas categorias, e o Iberia Coop em 10.º e 15.º, respetivamente.
  • O Uberlândia Shopping recebeu Prata na categoria Newton Rique Sustainability dos prémios ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), pela gestão na área da energia e da água.
  • Distinguida pelo sétimo ano consecutivo nos Euromoney Magazine Real Estate Awards, nas categorias “Best Developer Overall” e “Best Retail Developer in Portugal”.
  • Nomeada “Best Retail Developer, Latin America” nos M&A Today Global Awards 2015.
  • A PromoFans® é distinguida com o prémio de bronze na categoria “Internacionalização” nos Eficácia Awards.
  • Atribuição do segundo lugar no grupo de empresas homólogas europeias pelo Benchmark Global de Sustentabilidade Imobiliária (GRESB – Global Real Estate Sustainability Benchmark), tendo conquistado uma “Green Star” (Estrela Verde) pelo quinto ano consecutivo.
  • Atribuição de nível “Green Star” (Estrela Verde) pelo Benchmark Global de Sustentabilidade Imobiliária (GRESB – Global Real Estate Sustainability Benchmark) de 2014 – a classificação mais elevada.
  • Vencedora (Ouro) nos prêmios ICSC Solal Marketing Awards na categoria Campanhas Digitais Integradas para a nossa plataforma PromoFans®.
  • Distinguida pelos ICSC Latin American Shopping Center Awards com o prêmio de Ouro na categoria “Operações” pelo programa de gestão sustentável de resíduos no Shopping Metrópole, e o prêmio de Prata na mesma categoria pelas iniciativas em matéria de ecoeficiência no Parque D. Pedro Shopping (ambos no Brasil).
  • Recebeu uma menção honrosa nos European Business Awards for the Environment – Prêmio de Inovação para a Sustentabilidade, na categoria de Gestão.
  • Vencedora de quatro prêmios nos ICSC Solal Marketing Awards – o maior número de prêmios para uma empresa europeia. A nossa iniciativa “Flash Store” recebeu a distinção máxima – Ouro – na categoria “Business to Business”.
  • Vencedora de quatro prêmios nos “Green Business Awards” na Romenia, incluindo “Best Overall Environmental Performance”, e o primeiro prêmio nas categorias “Buildings” e “Green Acquisitions”.
  • O nosso Relatório Econômico, Ambiental e Social de 2012 foi nomeado para a categoria de Relatório Anual no “Digital Communication Award 2013”.
  • Atribuição de uma “Green Star” (Estrela Verde) pelo Benchmark Global de Sustentabilidade Imobiliária (GRESB – Global Real Estate Sustainability Benchmark) de 2013 – a classificação mais elevada.
  • A campanha de solidariedade “Música por uma Ca(u)sa”, a favor da Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, recebeu uma menção honrosa no âmbito dos “ICSC Foundation European Community Support Awards”.
  • Recebeu uma menção na Categoria de Responsabilidade Corporativa nos prêmios da Associação Espanhola de Centros Comerciais (AECC).
  • Os fundos de investimento imobiliário da Sonae Sierra foram classificados como os mais sustentáveis entre um grupo homólogo de 17 empresas e como 11º a nível mundial, pelo Benchmark Global de Sustentabilidade Imobiliária (GRESB – Global Real Estate Sustainability Benchmark).
  • Os fundos de investimento imobiliário da Sonae Sierra são classificados como os mais sustentáveis na Europa e os terceiros a nível mundial, de acordo com o Benchmark Global de Sustentabilidade Imobiliária (GRESB – Global Real Estate Sustainability Benchmark), que define um ranking de fundos de investimento imobiliário e de empresas do setor imobiliário que demonstram um maior compromisso com o meio ambiente.
  • Sonae Sierra lidera, pela 6.ª vez, o ranking da Responsabilidade Climática nas empresas, publicado em Portugal pelo Índice ACGE. Este índice, publicado pela Euronatura, incluiu a participação das 82 maiores empresas portuguesas e baseia-se em 28 critérios associados à gestão e investimentos no combate às alterações climáticas e redução dos gases com efeito de estufa (GEE).
  • Sonae Sierra recebe distinção nos “European Risk Management Awards” da StrategicRISK na categoria “Most Innovative Use of IT or other Technology” com o Sistema de Inspeções na área da Segurança e Saúde.
  • NorteShopping, em Portugal, premiado com o Jean Louis Solal Marketing Award do ICSC na categoria “Cause Related Marketing” pela campanha “Pedale e ilumine a nossa árvore de Natal” que tinha por objetivo sensibilizar a comunidade local para a eficiência energética.
  • Nomeada para os Edie Awards for Environmental Excellence 2011 na categoria “Green Corporate Initiative”.
  • Nomeada para o DuPont Safety Award 2011 pela nossa estratégia inovadora na criação de shopping centers mais seguros para as crianças.
  • Nomeada para o Digital Communication Award 2010 pelo seu excepcional desempenho na categoria “Digital communications and PR for Corporate Social Responsibility Report”.
  • Finalista nos Prêmios Corresponsables pelo projeto GUIO para apoio aos visitantes cegos e amblíopes durante as suas visitas aos nossos shopping centers.
  • Vencedora na categoria “European Best Environmental Risk Control” nos Risk Management Awards, comprovando a capacidade de inovação e liderança da Sonae Sierra na área ambiental através da utilização eficiente da energia e da água e de uma boa gestão dos resíduos.
  • Pela 5.ª vez, primeiro lugar no ranking da “Responsabilidade Climática das Empresas: Índice ACGE” da Euronatura em Portugal. A Euronatura tem por objetivo avaliar o desempenho de um conjunto selecionado de empresas de diferentes setores de atividade a operar em Portugal, relativamente à sua capacidade de resposta ao desafio colocado pelas alterações climáticas.
  • Finalista do prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas pelo desenvolvimento de dois projetos no Brasil: o sistema de recolha de resíduos perigosos no Pátio Brasil Shopping e o projeto Metrópole Educa, o nosso projeto comunitário de educação levado a cabo no Shopping Metrópole.
  • Vencedora na categoria “Market Transformation” nos Sustainable Energy Europe Awards da Comissão Europeia, em reconhecimento da abordagem inovadora da Sonae Sierra à produção e conservação de energia sustentável, demonstrada através da implementação do nosso conceito de “Centro Verde”.
  • Vencedora na categoria “Best Risk Training Programme” nos European Risk Management Awards 2009 pelo Projeto Personæ.
  • Primeiro lugar no ranking de Responsabilidade Climática da Euronatura pela quarta vez.
  • Vencedora do primeiro Green Thinker Award, apresentado durante os “European Property Awards” de 2008 da Feira ExpoReal. O Green Thinker Award distingue a empresa de promoção imobiliária com a melhor estratégia ambiental na Europa. O júri afirmou o seguinte: “… o que procurávamos era um compromisso, a todos os níveis da organização, que fosse além da mera conformidade. A Sonae Sierra é absolutamente notável em todas as dimensões. A estratégia é visível a todos os níveis e foi muito bem concebida.”
  • Primeiro lugar no ranking de Responsabilidade Climática da Euronatura.
  • Vencedora do primeiro prêmio “ReSource” na cerimônia de entrega de prêmios de 2007 do ICSC (International Council of Shopping Centres), em reconhecimento do nosso compromisso a longo prazo para com o desenvolvimento sustentável.
  • Vencedora do DuPont Safety Award, na categoria “Visible Management Commitment”, para o Projeto Personae. Um júri independente congratulou a Sonae Sierra pelos seus esforços na disseminação de uma cultura de segurança entre todos os stakeholders e reconheceu o impacto positivo deste projeto no desenvolvimento sustentável da sociedade.
  • Primeiro lugar no ranking de Responsabilidade Climática da Euronatura.
  • Vencedora do prêmio ECO atribuído pela Câmara de Comércio Americana no Brasil, em reconhecimento dos esforços coletivos desenvolvidos ao nível do Projeto Personæ; este projeto foi lançado em 2004 com o objetivo de minimizar os riscos de segurança e saúde em toda a empresa.
  • Terceiro lugar no ranking de Responsabilidade Climática da Euronatura.
  • Primeiro lugar no ranking de Responsabilidade Climática da Euronatura. Este ranking avalia o desempenho das empresas portuguesas, de diferentes setores, em termos da sua capacidade para responder ao desafio das alterações climáticas.
  • O Parque D. Pedro Shopping, no Brasil, conquistou dois prêmios pelo seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA): o Prêmio de Mérito da Fundação Getúlio Vargas na categoria “Centros Comerciais” e o Prêmio de Mérito da Associação Brasileira de Shopping Centres na categoria “Excelência de Gestão”.

Nota: Na sessão “Sustentabilidade” todas as informações são globais e referem-se à Sonae Sierra e seus shopping centers nos vários países onde atua, incluindo o Brasil.