Sustentabilidade

Marcos


  • Atribuição da certificação BREEAM “Excellent” [Excelente] à fase de projecto do ParkLake.
  • Revisão da nossa estratégia de sustentabilidade para avaliar sua capacidade contínua de criar valor partilhado no contexto de mudanças no nosso modelo de negócios. A nossa estratégia de sustentabilidade revista baseia-se fortemente nos nossos compromissos anteriores de oferecer valor partilhado, ao mesmo tempo em que proporciona um maior alinhamento entre nosso modelo de negócios e as metas de sustentabilidade.

  • A Sonae Sierra junta-se a 800 empresas em todo o mundo ao tornar-se signatária da iniciativa “Paris Pledge for Action” como forma de apoio aos objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris na Cimeira do Clima (COP21).

 

  • Lançamento da iniciativa “Rising Store” destinada a promover o empreendedorismo em Portugal.
  • Implementação dos projetos Dive e Bright tendo em vista a redução de custos através da diminuição do consumo de energia e de água.
  • Lançamento do projeto Be Well no âmbito do tema “Otimização do conhecimento” incluído na nossa estratégia de sustentabilidade – uma parceria acadêmica sem qualquer custo de investimento associado que nos permitiu obter uma visão global dos riscos inerentes ao stress no local de trabalho presentes na nossa empresa, e desenvolver um plano de mitigação detalhado destinado a melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
  • Lançamento do Help Spot em Portugal tendo em vista o posicionamento dos nossos centros comerciais como principais catalisadores do trabalho voluntário socialmente responsável.
  • Lançamento do projeto “Coop Store” para fomentar o empreendedorismo e o lançamento de novas marcas e conceitos nos centros comerciais, sob o tema «Lojistas prósperos» da nossa Estratégia de Sustentabilidade.
  • Desenvolvimento dos sistemas de recolha e reutilização de águas pluviais em todo o nosso portefólio, no âmbito do tema “Resiliência de recursos” da nossa estratégia de sustentabilidade.
  • Obtivemos o nível de conformidade “Core“ com as Diretrizes G4 da Global Reporting Initiative (GRI) para o nosso Relatório Econômico, Ambiental e Social de 2013. A Sonae Sierra é uma das primeiras empresas no setor a utilizar as novas diretrizes.
  • Somos também uma das primeiras empresas a aplicar a Estrutura de Relatório Integrado do International Integrated Reporting Council (IIRC) nos nossos relatórios.
  • Revimos a nossa estratégia de sustentabilidade que assenta maioritariamente em compromissos anteriores, apostando também em medidas que possam criar valor a longo prazo para os acionistas através da resolução dos principais desafios que a sociedade enfrenta. A intenção é criar um maior alinhamento entre os nossos objetivos de sustentabilidade e os de negócio, adotando uma abordagem de criação de valor partilhado que visa procurar muito mais do que melhorias contínuas em matéria de ambiente, segurança e saúde.
  • O nosso Sistema de Gestão integrado de Segurança, Saúde e Ambiente (SGSSA ou SHEMS, em inglês) tornou-se plenamente operacional, mantendo as respectivas certificações ISO14001 e OHSAS 18001. O SGSSA abrange todas as nossas atividades de negócios (desenvolvimento, investimento e gestão de shopping centers) e todos os ativos que possuímos, ocupamos ou gerimos para entidades terceiras (shopping centers em desenvolvimento, em operação e os nossos escritórios corporativos), em todos os países onde operamos.
  • Participação na preparação das Recomendações de Melhores Práticas (BPR) da INREV (European Association for Investors in Non-listed Real Estate Vehicles) para a Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade. Em linha com as BPR da INREV, os nossos relatórios sobre fundos de investimento imobiliário incluem um anexo sobre o desempenho em termos de sustentabilidade.
  • Assinou o 2.° “Challenge Communiqué”. O Comunicado apoia um acordo robusto, equitativo e eficaz entre os membros das Nações Unidas em matéria de alterações climáticas, com base nos princípios existentes.
  • Participação na elaboração do Programa Acción CO2 e em atividades de benchmarking em Espanha, e colaboração com o Programa Acción CO2 no desenvolvimento de um questionário para os fornecedores.
  • Implementação de um procedimento de auditoria de RC e realização de auditorias de RC a todos os nossos principais fornecedores na área de gestão de shopping centers.
  • Obtenção do nível A+ das Diretrizes para a Elaboração dos Relatórios de Sustentabilidade G3.1 da GRI, para o nosso Relatório integrado sobre o Desempenho Económico, Ambiental e Social, que também inclui muitos dos critérios e indicadores de desempenho do respetivo Suplemento para o Setor da Construção e do Imobiliário (CRESS) da GRI.
  • Os fundos de investimento imobiliário da Sonae Sierra são classificados como os mais sustentáveis na Europa e os terceiros a nível mundial, de acordo com o Benchmark Global de Sustentabilidade Imobiliária (GRESB – Global Real Estate Sustainability Benchmark), que define um ranking de fundos de investimento imobiliário e de empresas do setor imobiliário que demonstram um maior compromisso com o ambiente.
  • Implementação de Due Diligences de Segurança e Saúde nos processos de aquisição de todos os shopping centers.
  • Participação em várias iniciativas externas de benchmarking, incluindo no Índice de Carbono da Greenprint Foundation e no processo de benchmark ambiental em matéria imobiliária da International Sustainability Alliance.
  • Lançamento da primeira edição do “Planet Sierra Tenant Award”, distinguindo 14 lojistas pelo seu excepcional desempenho ambiental.
  • Lançamento da primeira campanha nacional em Portugal, “Semana saudável”, destinada a promover estilos de vida mais saudáveis entre os seus milhões de visitantes.
  • Implementação de projetos para melhorar os serviços aos visitantes de shopping centers da Europa e do Brasil e desenvolvimento de um estudo para conhecer os valores e atitudes dos clientes em relação à sustentabilidade.
  • Adoção de duas novas políticas para promover condições de trabalho flexíveis para os nossos colaboradores.
  • Elaboração de uma Norma de Saúde no Trabalho que estabelece requisitos e diretrizes gerais à Sonae Sierra no sentido de gerir numa ótica de custo-eficácia os riscos de saúde físicos, fisiológicos e biológicos ocupacionais e no sentido também de manter um programa proativo em matéria de ergonomia.
  • Criação do Departamento de Sustentabilidade, integrando os departamentos de Meio Ambiente e de Segurança e Saúde.
  • Tornou-se membro da Greenprint Foundation, uma iniciativa global da indústria apoiada pelos principais intervenientes do setor imobiliário, que desejam reduzir a pegada de carbono do seu portifólio de forma economicamente viável e em conformidade com os objetivos de estabilização dos gases com efeito de estufa a nível global até 2050, estabelecidos pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC).
  • Tornou-se membro do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade da INREV (European Association for Investors in Non-listed Real Estate Vehicles), criado em 2009 com o objetivo de informar e educar os seus membros sobre questões de sustentabilidade ao nível dos fundos, bem como sobre regulamentos, benchmarks setoriais e práticas relevantes.
  • Tornou-se membro da International Sustainability Alliance(ISA), uma iniciativa conjunta de stakeholders importantes da indústria da construção, que visa liderar a transformação do mercado de edifícios sustentáveis.
  • Realização de uma análise mais abrangente a questões de RC relevantes para o nosso negócio e definição de novos e ambiciosos objetivos a longo prazo nas áreas de Ambiente e de Segurança e Saúde.
  • Lançamento do projeto “SuperComm” na nossa própria organização, com vista a reduzir as viagens de negócios dos colaboradores e os impactos ambientais a elas associados.
  • Lançamento do formato “Shop Spots”, com vista a ajudar os novos empresários e os atuais lojistas a promoverem os seus produtos numa localização privilegiada, com forte impacto visual e uma estrutura de custos competitiva.
  • Primeiro “Mês Saudável” da Sonae Sierra destinado aos colaboradores, que contou com 417 participantes num vasto leque de iniciativas de saúde e bem-estar.
  • Obtenção do Nível A+ das Diretrizes para a Elaboração dos Relatórios de Sustentabilidade G3 da “Global Reporting Initiative” para o nosso Relatório Anual de RC, que foi objeto de verificação independente por um auditor externo, a Deloitte.
  • A Sonae Sierra entregou, pela primeira vez, o “Personæ Tenant Award” aos nossos lojistas, distinguindo aqueles que apresentam as melhores práticas em Segurança e Saúde do nosso portfólio. Entrega de prêmios a cinco lojistas e ao Parque D. Pedro Shopping (Melhor Equipa de Gestão de Centro Comercial) em reconhecimento do excelente desempenho obtido em 2007 na área de Segurança e Saúde.
  • Tornou-se parceira da Campanha Europeia de Energia Sustentável, graças ao forte empenho da Empresa na promoção da sustentabilidade e ao seu potencial para contribuir para os objetivos da campanha. A Campanha é uma iniciativa da Comissão Europeia, que visa sensibilizar o público e promover a produção e utilização de energia sustentável por indivíduos, organizações, empresas privadas, autoridades públicas, agências de energia, associações industriais e ONG em toda a Europa.
  • Participação no XVIII Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho, que teve lugar na Coreia do Sul, onde fomos a única empresa do setor imobiliário a partilhar as suas experiências no âmbito do compromisso para a World Safety Declaration.
  • Lançamento da Ferramenta de Contabilidade Ambiental nos shopping centers em operação.
  • Lançamento de um questionário sobre RC para fornecedores, com vista a compreender melhor as práticas de Responsabilidade Corporativa dos nossos fornecedores habituais, de alto risco, na área dos serviços de desenvolvimento e gestão de shopping centers. Os nossos contratos com prestadores de serviços mais relevantes na área de desenvolvimento e gestão de shopping centers incluem ainda cláusulas sobre questões de RC.
  • A nossa iniciativa “Community Day” permitiu que os colaboradores dedicassem 2.308 horas de voluntariado a um vasto leque de projetos realizados em colaboração com ONG locais em novembro de 2008.
  • Adoção de políticas de Não-Discriminação, Diversidade e Trabalho a Tempo Parcial, que estabelecem o nosso compromisso para com uma cultura meritocrática e promovem um equilíbrio positivo entre o trabalho e a vida pessoal dos nossos colaboradores.
  • Certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde da Sonae Sierra de acordo com a norma OHSAS 18001. Fomos a primeira empresa do setor, na Europa, a alcançar esta certificação.
  • Tornou-se membro do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade do ICSC Europe. O Grupo, criado pelo International Council of Shopping Centres (ICSC), debate temas sobre sustentabilidade que afetam a indústria dos shopping centers. Entre os seus principais projetos contam-se a elaboração de uma norma BREEAM pan-europeia sobre sustentabilidade para os estabelecimentos comerciais, que resultou na aplicação do processo de certificação de “edifícios verdes” do BREEAM em vários estabelecimentos na Europa.
  • Implementação do primeiro “Green Travel Plan” no Centro Colombo e elaboração das diretrizes de implementação dos “Green Travel Plans” nos outros shoppings.
  • Desenvolvimento e aprovação de estratégias de médio prazo e objetivos a longo prazo para a água, resíduos e uso do solo.
  • Implementação da Política de Procurement Responsável, com vista a gerir riscos ambientais e sociais significativos presentes na cadeia de fornecedores através do procurement de bens e serviços.
  • Lançamento do primeiro Painel Comunitário (PC) no shopping center Dos Mares, constituído por representantes da comunidade local, de organizações do setor público e privado e por outras partes interessadas.
  • Realização do primeiro Inquérito de Clima Corporativo e Satisfação dos Colaboradores, com vista a monitorizar e aumentar ainda mais os níveis de satisfação dos colaboradores.
  • Lançamento dos Prêmios Personæ para a “Melhor Equipa de Gestão de Shopping Centers” e o “Melhor Lojista”, que visam recompensar a adoção de melhores práticas na área de gestão da segurança e saúde.
  • Obtenção do Nível B+ das Diretrizes para a Elaboração dos Relatórios de Sustentabilidade G3 da “Global Reporting Initiative” para o nosso Relatório Anual de RC, que foi objeto de verificação independente por um auditor externo, a Deloitte.
  • O conteúdo da nossa missão, menciona a Responsabilidade Corporativa pela primeira vez, na sequência de uma maior sensibilização da empresa para as questões ambientais e sociais.
  • Criação do Steering Committee de RC e dos Grupos de Trabalho de RC para todas as áreas-chave de impacto de RC. Os Grupos de Trabalho, constituídos por representantes de toda a Sonae Sierra, são responsáveis pela melhoria do desempenho na respectiva área de responsabilidade corporativa.
  • Análise de questões importantes de RC, com vista a formular uma estratégia de RC mais direcionada, firmado em nove áreas de impacto material de RC. Identificação das nossas quatro grandes áreas de impacto ambiental: Energia e Clima, Água, Resíduos e Biodiversidade e Habitats.
  • Lançamento de um programa de formação sobre Desenvolvimento Sustentável (Chronos – WBCSD) destinado a todos os colaboradores da empresa.
  • Formulação de um plano de gestão do carbono a longo prazo, com vista a reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa.
  • Criação de um programa de voluntariado, destinado a incentivar a participação dos colaboradores em atividades sociais.
  • Realização de formação sobre segurança rodoviária e condução ecológica para os nossos colaboradores. Ministrada por bombeiros, agentes policiais e médicos, a formação tinha por objetivo reforçar a sensibilização dos colaboradores que conduzem regularmente para questões ambientais e de segurança.
  • O nosso relatório de 2006 é o nosso primeiro relatório em conformidade com as Diretrizes da “Global Reporting Initiative”, no seguimento de uma recomendação de um dos nossos principais acionistas. Obtenção do Nível C+, verificado por auditor externo, a Deloitte.
  • A Sonae tornou-se num dos 24 membros fundadores da “World Safety Declaration”, um compromisso global para com a melhoria da segurança no trabalho.
  • Lançamento e aprovação da Política de RC pelo Conselho de Administração da Sonae Sierra. Esta política descreve o nosso objetivo de estar na linha da frente da indústria em matéria de Responsabilidade Corporativa, bem como o nosso compromisso em desafiar sistematicamente o status quo, com vista a identificar formas inovadoras e mais sustentáveis de promover e gerir shopping centers.
  • Lançamento e aprovação do Código de Conduta pelo Conselho de Administração da Sonae Sierra, que estabelece e promove os aspetos fundamentais do comportamento ético que consideramos que deve ser adotado no nosso negócio e em todas as nossas atividades.
  • Lançamento da revista “Horizons” destinada a melhorar as comunicações internas na Sonae Sierra, onde são frequentemente apresentados artigos sobre questões relacionadas com RC.
  • Participação na elaboração do Manual de Boas Práticas de Eficiência Energética em colaboração com o BCSD Portugal. O manual procura disseminar as melhores técnicas disponíveis para alcançar a eficiência energética e contém dois estudos de caso da Sonae Sierra.
  • Medição das emissões de GEE em todos os shopping centers e escritórios corporativos.
  • Realização de um projeto destinado a identificar as prioridades de RC de vários lojistas importantes e incorporação de perguntas sobre RC no inquérito anual aos lojistas.
  • Lançamento do programa “Be Innovative”, destinado a gerar novas ideias e a estimular a criatividade de todos os colaboradores da Sonae Sierra, independentemente da sua função ou cargo.
  • Encomenda de um estudo-piloto para estimar as emissões de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e gases fluorados) associadas a um centro comercial em operação, a um projeto de construção e aos nossos escritórios em Lisboa.
  • Início da compostagem de resíduos orgânicos no NorteShopping em Portugal, que contribuiu para melhorar o sistema de gestão de resíduos da Sonae Sierra. Tanto quanto sabemos, o NorteShopping foi o primeiro centro comercial a adotar esta prática.
  • Elaboração de um Manual de Gestão Ambiental para Lojistas para o Centro Colombo, o NorteShopping e o ArrábidaShopping, em Portugal.
  • Realização de observações com base no Índice de Práticas Seguras (SPI) para avaliar a probabilidade de ocorrência de acidentes em todos os nossos projetos em fase de construção (incluindo trabalhos de expansão e remodelação).
  • O Sistema corporativo de Gestão Ambiental da Sonae Sierra foi certificado externamente pela ISO 14001:2004. Esta certificação é aplicável a todas as atividades de negócio da Sonae Sierra, tais como a detenção, o desenvolvimento e a gestão de centros comerciais e de lazer. Esta certificação foi a primeira no setor.
  • Lançamento do Personæ, um programa de Segurança e Saúde com a duração de quatro anos, executado por uma equipe constituída por representantes da Sonae Sierra e da “DuPont Safety Resources”, que tem por objetivo criar uma cultura de segurança em todas as operações e em todos os locais onde operamos. Os principais objetivos do programa Personæ são os seguintes: criar uma cultura de zero acidentes; assegurar um comportamento responsável através da adoção de valores comuns; e melhorar a produtividade e a qualidade através da otimização da disciplina operacional.
  • Criação do “Safety & Health Office”, incluindo a nomeação de dois gestores de projeto para a Segurança e Saúde, responsáveis por projetos em desenvolvimento e shopping centers em operação, liderado por um Diretor de Departamento que reporta diretamente ao CEO da empresa.
  • Lançamento e aprovação da Política de Segurança e Saúde pelo Conselho de Administração. Com a adoção desta política, a Sonae Sierra compromete-se a conduzir as suas atividades de forma a minimizar os riscos para as pessoas e para os seus ativos, bem como a assegurar excelentes níveis de responsabilidade social, segurança e saúde.
  • A Sonae assinou o “Global Compact”, um pacto voluntário celebrado entre as Nações Unidas e a comunidade empresarial mundial. Este pacto visa incentivar as empresas a adotar, apoiar e aplicar, no âmbito da sua esfera de influência, um conjunto de princípios fundamentais no domínio dos direitos humanos, das normas do trabalho, do ambiente e da luta contra a corrupção.
  • Publicação do nosso primeiro Relatório de RC autônomo.
  • Lançamento do Portal de Ambiente: este portal consiste numa aplicação baseada na Internet, que visa a recolha e apresentação de dados para apoiar os processos de comunicação da informação e de decisão na Sonae Sierra.
  • Participação no Benchmark Ambiental para shopping centers do Property Environment Group (PEG), que nos permite comparar os dados sobre o desempenho ambiental dos nossos shopping centers com os de 83 outros shoppings.

2003

  • É estabelecido que todos os investimentos aprovados devem ser antecedidos por uma Due Diligence Ambiental, com vista a estabelecer a extensão de eventuais riscos ambientais.
  • Lançamento e implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para a fase de construção de todos os shopping centers, cuja construção teve início em 2003.

2002

  • Publicação da revista ambiental “EcoNotícias” pela Sonae SGPS, que é distribuída por todas as empresas do Grupo Sonae. A revista teve uma tiragem de 20.000 exemplares e foi disponibilizada no sítio da Intranet do Grupo.
  • Desenvolvimento dos Environmental Standards for Retail Developments (ESRD), da própria Sonae Sierra, para os nossos novos shoppings e grandes projetos de remodelação. Os ESRD consistem em 190 requisitos desenvolvidos pela Sonae Sierra com base na nossa experiência, nas melhores práticas e tecnologias disponíveis e em sistemas de certificação internacionais como o LEED e o BREEAM. Os ESRD abrangem diversos domínios, como a Energia, a Água, os Resíduos, os Transportes, a Saúde e o Bem-Estar e a Sustentabilidade (solo, ecologia e comunidade) e são revistos periodicamente para assegurar a atualização desta ferramenta.

2001

  • A Sonae SGPS desempenhou um papel ativo na criação do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e aceita o convite para presidir ao Conselho no primeiro mandato.

2000

  • A Sonae publicou o seu primeiro Relatório Ambiental, integrando a informação de cada negócio, iniciando assim um processo regular de reporte dos nossos planos de gestão ambientais, desempenho e sucessos.
  • Criação dos indicadores ambientais da Sonae, que nos permitem, pela primeira vez, monitorar o desempenho de um shopping center ao longo do tempo.

1999

  • Definição dos Requisitos Ambientais a incluir nas especificações passadas às equipes de projeto no início de cada projeto. Estes requisitos significam que os nossos novos shoppings terão as características mínimas necessárias para uma adequada gestão ambiental, desde a sua inauguração.
  • Criação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para implementar a nossa Política de Ambiente, que tem por base a norma ISO 14001 e é aplicável a todos os países onde operamos.
  • Inclusão, pela primeira vez, de uma seção ambiental no relatório e contas anuais da Sonae Sierra.
  • Lançamento do “Eco XX1” para promover a eco eficiência em todas as empresas da Sonae SGPS.
  • Realização da primeira conferência anual, que reuniu cerca de 100 diretores de diferentes áreas de negócio da Sonae, a fim de discutirem questões relacionadas com o ambiente e a sustentabilidade.

1998

  • Aprovação da Política de Meio Ambiente, que articula o compromisso e postura da Sonae Sierra para com o meio ambiente, reconhecendo os impactos resultantes das nossas atividades, e adoção de um quadro ambiental de objetivos e metas.

1996/97

  • Lançamento do “Fórum Ambiente”. Em resultado do “Projeto Horizonte”, a Sonae Sierra começou a criar a sua própria estrutura de gestão ambiental.

1994/95

  • A Sonae tornou-se num dos membros do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e compromete-se a participar ativamente nos principais projetos do Conselho.
  • Lançamento do “Projeto Horizonte”, primeira iniciativa da Sonae ao nível do grupo, que visa envolver os representantes de todas as áreas a promover a gestão ambiental como parte integrante da gestão da empresa, como fator de diferenciação e como vantagem competitiva.
  • Criação do Departamento de Meio Ambiente no escritório de Lisboa da Sonae Sierra, sendo nomeado um Diretor de Relações Institucionais e Ambiente.

Nota: Na sessão “Sustentabilidade” todas as informações são globais e referem-se à Sonae Sierra e seus shopping centers nos vários países onde atua, incluindo o Brasil.