Shopping do Futuro se transforma em entretenimento

Experiência em Realidade Virtual criada como direcionamento das atividades da Sonae Sierra Brasil vira atração nos shoppings da Companhia

Para quem ainda não conhece o Shopping do Futuro, essa é a oportunidade. Criada para mostrar ao setor varejista a visão da Sonae Sierra Brasil de como será um empreendimento daqui 15 anos, a experiência em Realidade Virtual se transformou em entretenimento para os visitantes dos 10 centros de compras administrados pela Companhia.

A viagem ao futuro já está disponível gratuitamente aos clientes do Plaza Sul Shopping, em São Paulo, e do Shopping Metrópole, de São Bernardo do Campo.

O tour em 2033, feito com o uso de um óculos de Realidade Virtual, mostra um ambiente totalmente conectado, onde a experimentação, o entretenimento e o aproveitamento do tempo são destaque. Em um único local, o visitante pode comprar um tênis, fazer um check-up ou uma reunião de trabalho. A jornada é feita por Bem, um jovem que vai ao Shopping do Futuro resolver os compromissos do dia e jantar com a sua mãe para celebrar o aniversário dela.

Todas as interações são feitas em totens virtuais. As sacolas de compras, assim como o prato no restaurante, são entregues por drones. Ao fim, o visitante pode dançar em um show holográfico no meio de uma multidão e ainda controlar as luzes do local com o movimento dos braços.

Todo o passeio é guiado pela Lia, uma assistente virtual que coordena a agenda do personagem, além de disponibilizar demais informações sobre o tempo, avisar que o próximo compromisso está chegando ou verificar a pontuação do sistema de fidelidade do shopping.

“Acreditamos que os shoppings são espaços que aproximam pessoas e negócios. Por isso, trouxemos para dentro de nossos centros de compras uma atividade inédita que mistura realidade e projeções da empresa, que vem buscando entender as necessidades dos novos consumidores e já interage com eles por meio de recursos digitais”, explica Laureane Cavalcanti, Diretora Executiva de Marketing e Comunicação da Sonae Sierra Brasil.

Essa não é a primeira novidade da empresa de olho no futuro. Desde 2011, a Sonae Sierra Brasil estuda o tema e, em 2013, lançou o Digital Experience, programa que visa melhorar a jornada do cliente dos shopping centers por meio de inovação tecnológica, como serviços digitais e sociais, interatividade e experimentos indoor. E recentemente comunicou o lançamento da sua plataforma de vendas online (Marketplace), com projeto piloto previsto para o primeiro semestre, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas/SP.

Baixar o PDF

Veja também