A era da experiência no Natal dos shopping centers

Por Joana Corsi, Gerente de Marketing da Sonae Sierra Brasil

Dezembro mal começou, mas já é Natal. Nas casas, nas praças, nas ruas… e nos shopping centers, claro! No caso dos centros comerciais, antecipar a data – e todo clima que vem com ela – é mais que uma tradição. É uma estratégia para atrair e reter público e consequentemente gerar vendas. Para ser um must go, ou seja, o ponto de entretenimento imperdível para famílias nesse período.

Mas se para o público a sensação é de que o tempo voou e já é Natal mais uma vez, para quem planeja ações natalinas o trabalho se inicia bem mais cedo. Administradoras de shopping centers como a Sonae Sierra Brasil têm, todos os anos, o grande desafio de inovar em atrações e experiências com um único e principal objetivo: surpreender seus consumidores.

Não é tarefa fácil, mas essa é nossa busca incansável. Pesquisamos tendências, investimos tempo, recursos e muita criatividade para driblar o convencional e proporcionar momentos únicos e especiais para os clientes, que estão cada vez mais exigentes e interessados em viver experiências – já faz tempo que os shoppings deixaram de ser apenas lugares para comprar…

Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), o fluxo de consumidores nos centros comerciais do Brasil deverá aumentar cerca de 5 % durante o Natal e a expectativa de vendas é de um aumento de mais de 8%. Os clientes apontam que a decoração natalina contribui não só para as compras, mas para a diversão da família.

Por isso, neste ano, a decoração de Natal nos shoppings da Sonae Sierra Brasil são muito mais que contemplativas, elas se tornaram verdadeiros playgrounds. Os cenários preparados exclusivamente para a data reproduzem a nossa fantasia de um Vilarejo de Natal e se mesclam com diversas atividades infantis, nas quais o público pode brincar em labirintos verticais, escorregadores e tobogãs – alguns formando instalações pra lá de surpreendentes. A grande diferença deste conceito é que não é só pra olhar: é pra brincar, no sentido literal da palavra. E claro, o personagem principal da festa, o Papai Noel, aguarda as crianças para fazer os pedidos de Natal para o bom “velhinho” e ainda tirar aquela famosa foto de fim de ano.

O conceito Natal de Brincar começou a ser pensado e idealizado pela Companhia desde janeiro e inúmeras pessoas estiveram envolvidas, dia e noite, para que o projeto se tornasse uma realidade. Trabalho que já tem nos dado frutos, ao vermos a felicidade que estamos proporcionando aos nossos clientes, e consequentemente os lojistas. Temos registrado a participação de um grande número de pessoas por dia nestas atrações, confirmando o sucesso da iniciativa.

Investir na experiência do público nessa época do ano não só torna o shopping uma atração imperdível para as famílias, mas contribui para a satisfação e fidelização dos clientes – e dos lojistas, graças ao aumento das vendas. A palavra de ordem é diversão – e clientes felizes compram mais. Não à toa, enquanto todos se divertem no Natal de Brincar, a gente já começa a antecipar tendências para planejar o Natal 2019.

Baixar o PDF

Veja também