Shopping do Futuro é destaque na Exposhopping 2018

Sonae Sierra Brasil promove uma viagem a 2033 por meio de uma experiência em Realidade Virtual inédita no país.

Em um cenário de constantes transformações, está claro que os shopping centers precisam conhecer, entender e conversar com os consumidores para manter a sua relevância. E, se hoje as transformações digitais já são usadas a favor do negócio, como será daqui 15 anos? A Sonae Sierra Brasil convida os visitantes da Exposhopping 2018 para fazerem uma viagem ao Shopping do Futuro, uma experiência em Realidade Virtual que revela a visão da Companhia para os próximos anos.

O tour virtual criado pela Sonae Sierra Brasil acontece em um shopping de 2033 com áreas verdes, espaços livres para o convívio ou para uma reunião de trabalho, diversas opções de lazer, bem-estar e gastronomia. Um ambiente totalmente conectado, a ponto de oferecer serviços ou produtos individualmente para cada visitante. Logo que chega, o cliente é impactado por uma fachada moderna e pode, por exemplo, ver quem são os seus amigos que estão ali, além de receber informações relevantes para o seu perfil.

Muitos desses pontos já são realidade, mas essa viagem ao futuro, feita com o uso de óculos de realidade virtual, traz muitas outras sensações usando recursos de realidade aumentada e inteligência artificial. A jornada é feita no corpo do Bem, um jovem que vai ao Shopping do Futuro resolver os compromissos do dia.

A Lia, sua assistente virtual, coordena a jornada do visitante por um ambiente harmonioso que proporciona experiências únicas. As fachadas das lojas ‘conversam’ com os visitantes de maneira estratégica e, com base nos dados que cada um informou previamente, transmitem campanhas e lembretes de atividades que estão por vir. Os pontos do programa de fidelidade do shopping podem ser revertidos em produtos das lojas ou atividades sob medida para cada perfil.

“Acreditamos que os shoppings são verdadeiras comunidades que aproximam pessoas e negócios. Criamos uma experiência divertida, prevendo uma realidade totalmente possível, pois usa tecnologias já existentes para mostrar um futuro não muito distante. Estamos apenas extrapolando o real e prevendo espaços que entendem os novos consumidores e interagem com eles através de recursos digitais”, afirma Laureane Cavalcanti, Diretora de Marketing e Comunicação da Sonae Sierra Brasil.

Os caminhos para o Shopping do Futuro já estão sendo traçados pela Sonae Sierra Brasil. A empresa iniciou estudos em 2011 e, em 2013, lançou o Digital Experience, programa que visa conectar os consumidores com os shopping centers por meio de inovação tecnológica, como serviços digitais e sociais, interatividade e experimentos indoor.

Depois da apresentação na Exposhopping, a experiência em Realidade Virtual do Shopping do Futuro passará por todos os shoppings da Sonae Sierra Brasil entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro de 2019.

Novo Plaza Sul
Se o Shopping do Futuro ainda não é uma realidade completa, o Plaza Sul Shopping é um bom exemplo dessa transição. O empreendimento, localizado em São Paulo – capital, foi recentemente revitalizado e está com ambientes muito mais modernos, que proporcionam uma jornada muito mais aconchegante aos consumidores. A Praça de Alimentação foi totalmente reformada e o empreendimento está com novo mix de lojas. Tudo devido à visão de futuro da Sonae Sierra Brasil, proprietária do shopping.

De acordo com Mário Alves de Oliveira, Diretor Executivo de M&A e Desenvolvimento da Sonae Sierra Brasil, o centro de compras se reinventou e passou por um processo de reposicionamento para atender às necessidades do seu público.

“O objetivo é valorizar a experiência do passeio do cliente e transformar o empreendimento em uma extensão da sua casa. Entendemos os Shoppings como espaços de conveniência e convivência, que incentivam a socialização e proporcionam novas maneiras de consumir serviços, entretenimento, alimentação e, claro, realizar compras. O novo Plaza Sul é a materialização desse conceito”, explica o executivo.

Com a revitalização, o Shopping ganhou um novo espaço, o Parque do Plaza, um local que recria e reinterpreta condições existentes em jardins públicos, e convida os clientes para brincar, ler, estudar ou descansar com segurança e conforto.

O Shopping também está 100% conectado. Além do Espaço Conexão, local gratuito de coworking, o Plaza Sul oferece WiFi e, em todas as áreas de descanso, lounges, Praça de Alimentação e fraldário, tomadas convencionais e USB para facilitar o uso dos dispositivos móveis.

Os sanitários, com nova arquitetura e tecnologia, minimizam os pontos de contatos melhorando a experiência dos visitantes, que podem entrar e sair do local sem precisar colocar a mão em torneiras ou portas de entrada. O estacionamento recebeu sinalizadores que facilitam e minimizam o tempo de busca por uma vaga, além de pontos de recarga para carros elétricos. Um novo bicicletário foi instalado e também conta com pontos de energia para a recarga de bicicletas elétricas.

Próximos Passos
A participação da Sonae Sierra Brasil na Exposhopping 2018 faz parte das ações estratégicas comerciais e de marketing da Companhia, que aproveita a oportunidade para reforçar seu posicionamento como uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras de shopping centers do país.

A empresa vem apresentando sólidos resultados operacionais e registrou aumento na taxa de ocupação no 2T18, atingindo 93,7% no final de junho deste ano. Além disso, no primeiro semestre de 2018, a receita líquida registrou um crescimento de 2,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 144,4 milhões.

O modelo de negócios da companhia tem uma estratégia clara e consistente de crescimento por meio da expansão e revitalização de seus ativos, além do estudo constante de novos empreendimentos e aquisições. A empresa já colhe os frutos da revitalização do Plaza Sul Shopping e prevê a reforma do Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo (SP). Com esse projeto, a região do Grande ABC passa a contar com um shopping ainda mais conveniente, com a mesma qualidade e infraestrutura oferecidas nas grandes capitais do Brasil.

Baixar o PDF

Veja também