Sonae Sierra Brasil inaugura o Passeio das Águas Shopping, o maior shopping do Centro-Oeste

• Empreendimento abre ao público hoje, 30 de outubro, às 14h00
• Shopping é o maior centro de compras, gastronomia e lazer do Centro-Oeste
• Marcas consagradas estarão presentes, entre elas algumas inéditas na cidade,
além de importantes marcas locais
• Mais de 6.300 mil empregos diretos serão criados
• Sustentabilidade, acessibilidade e melhorias viárias fazem do empreendimento
Passeio das Águas Shopping, empreendimento da Sonae Sierra Brasil, incorporadora, proprietária e administradora de shopping centers, é o maior shopping de Goiás e abre as portas ao público hoje, 30/10, às 14h00.
O novo empreendimento tem 180 mil m2 de área construída e está localizado na região norte de Goiânia, na Avenida Perimetral Norte esquina com Avenida Goiás, importante eixo de crescimento da cidade.
Reconhecida pela sua expertise em shoppings temáticos e sustentáveis, a Sonae Sierra Brasil investiu mais de R$ 466 milhões na construção deste empreendimento, que é o primeiro da empresa na região Centro-Oeste. O Passeio das Águas Shopping irá gerar mais de 6.300 empregos diretos.

O shopping reúne marcas inéditas na cidade, além de importantes operações locais. O empreendimento conta com 78 mil m2 de ABL (Área Bruta Locável), distribuídas em 267 operações, sendo 10 lojas âncoras, 9 semiâncoras, 206 satélites, entre elas 27 opções de fast-food e restaurantes, além de 4.000 vagas de estacionamento.
Lojas renomadas, entre elas algumas inéditas na cidade como Etna (móveis e decoração), Striker Boliche, Zelo (cama, mesa e banho) e Artex, e outras marcas consagradas como C&A, Cinemark (com 7 salas de cinema), Eletrosom, Marisa, Mmartan, Novo Mundo, Renner, Riachuelo, Ri Happy e Outback farão parte do empreendimento.
Entre as marcas locais, estão presentes Flavio´s Calçados, Shopping dos Cosméticos, Primetek, Pactus, Fujiclick, Purpurina Flor/Ginger Man, Dolce Vita, além da operação de alimentação Jerivá, para citar algumas.

O Passeio das Águas Shopping tem ainda uma unidade do Vapt Vupt – Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão, programa do Governo Estadual que oferece diversos serviços de interesse público.
“Desenvolvemos um shopping que é muito mais que um centro de compras, é também um espaço de convivência, onde todos poderão encontrar lazer e gastronomia de qualidade”, revela José Baeta Tomás, CEO da Sonae Sierra Brasil. “Trata-se de um projeto arrojado e nossa expectativa é que este empreendimento seja uma referência, um verdadeiro marco para Goiânia e região”, completa.
O Passeio das Águas Shopping atenderá uma população de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas de Goiânia e região.
Projeto Arquitetônico
Especializada no desenvolvimento de shoppings temáticos, a Sonae Sierra Brasil contou com a equipe da Conceptual Design & Architecture, da Sonae Sierra de Portugal, para a idealização do projeto arquitetônico do Passeio das Águas Shopping. Elementos da natureza, como as Águas e as Borboletas, serviram de inspiração.
A principal entrada de pedestres, voltada para a Av. Perimetral Norte, tem a arquitetura arrojada, marcada por duas marquises com 12 metros de altura cada. Um pórtico com 130 metros de comprimento por 12 metros de altura abriga um logotipo do Shopping. A fachada é composta por painéis pré-moldados de concreto, com grafia exclusiva inspirada na cana de açúcar, em homenagem a grande produção do insumo no estado.
A Praça de Alimentação tem uma grande fachada totalmente envidraçada, voltada para a área externa que abrigará seis restaurantes e onde funcionará uma esplanada com mesas e cadeiras ao ar livre. Os restaurantes estarão localizados em uma área externa, que terá acesso direto pelo estacionamento, com serviço de manobristas no local para facilitar ainda mais o acesso e para o conforto dos clientes.

Sustentabilidade

Sonae Sierra Brasil desenvolve shoppings que aliam centro de compras a um espaço de cultura, lazer e convivência, com equipamentos de alta tecnologia nas áreas de segurança, manutenção e administração, além da preocupação especial com a preservação do meio ambiente e o conforto dos seus consumidores, lojistas e das comunidades onde estão inseridos.

O projeto do Passeio das Águas Shopping adota as mais modernas soluções ecoeficientes que visam redução de energia e de água. A exemplo de outros shoppings concebidos pela Sonae Sierra Brasil, este empreendimento obedece rígidas diretrizes estabelecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental da empresa.

O shopping conta com sistemas de automação e supervisão predial de última geração, equipamentos de alta eficiência energética e um sistema de aproveitamento de águas pluviais, que são utilizadas nas redes de incêndio, irrigação e limpeza. O empreendimento tem ainda iluminação de baixo consumo e dispositivos para reduzir a vazão de água nas torneiras. O Shopping privilegia a luz natural com clarabóias distribuídas em toda a extensão dos corredores e com fachada de vidro com 20 metros de altura na Praça de Alimentação, proporcionando economia de energia e conforto aos seus frequentadores.
Em agosto deste ano, o shopping recebeu as certificações ISO 14001, conhecida como Certificação Verde, que prevê requisitos para a gestão mais eficaz de aspectos ambientais, e a OHSAS 18001, concedida como reconhecimento às boas práticas em Segurança do Trabalho & Saúde Ocupacional. Esta é a quarta obra no mundo a receber as duas certificações simultaneamente.
Para obter os certificados, concedidos pela Lloyd´s Register Quality Assurance, foram implementados uma série de procedimentos construtivos, materiais e soluções arquitetônicas voltadas para a gestão ambiental, desde o início das obras. Além disso, equipamentos e práticas de segurança dos trabalhadores foram aplicados para garantir a obtenção dos selos.
Também, tendo em vista o transporte alternativo, o shopping conta com dois bicicletários cobertos e um vestiário para ciclistas.
Acessibilidade
Desde sua concepção, o Passeio das Águas Shopping teve em consideração a acessibilidade e mobilidade para todos, permitindo que pessoas portadoras de necessidades especiais encontrem no empreendimento um local mais amigável e que responda às suas específicas necessidades.

Em todos os corredores estão espalhadas placas informativas traduzidas para braile, além de seis mapas táteis que direcionam os deficientes visuais aos principais pontos do shopping, como sanitários, escadas rolantes e elevadores. Para os pedestres, o encaminhamento tátil está disponível desde as calçadas até os mapas táteis e as faixas de pedestre são niveladas. Nos estacionamentos, a setorização é feita com cores e também escritas, que facilitam a identificação do local por pessoas portadoras de daltonismo (perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de cores). Os portadores de necessidades especiais possuem sanitários exclusivos femininos e masculinos, e um deles possui trocador para adulto. Todas as escadas possuem indicação em braile.

Toda esta infraestruturas garantiu a obtenção da Certificação de Acessibilidade – ICVM, mundialmente conhecida.

Melhorias Viárias
Passeio das Águas Shopping realizou diversas obras viárias, como a reforma completa da rotatória no cruzamento da Avenida Perimetral Norte com a Avenida Goiás, com a instalação de semáforos e implantação de infraestrutura, faixas de pedestres, sinalização vertical e horizontal no entorno e pavimentação da Rua do Ouro e Rua da Prata.
Diferenciais
Dando sequência à idealização do projeto, o artista plástico goiano Rodrigo Godá trouxe para a Praça de Alimentação um pouco da sua arte, nacionalmente reconhecida. Ele foi o responsável pela elaboração de um trabalho manual em um dos pilares com pé direito duplo e pela ilustração de 38 luminárias do espaço.

Ainda na Praça de Alimentação, um cubo d’água gigante abrigará uma área infantil e um aquário real com peixes. Ao redor do aquário foi implantado mobiliário desenvolvido especialmente para as crianças.

As águas e as borboletas são tema central para a decoração do fraldário e dos oito conjuntos de banheiros. Peixes e bolhas foram a inspiração para os apliques nas paredes e tecidos exclusivos das poltronas do fraldário. Já os banheiros foram decorados com aquários, piscinas, borboletas e garrafas d’água.
Para as crianças, também está disponível o espaço Pequininos, um verdadeiro playground fixo e gratuito para os pais aproveitarem com os seus filhos. O nome foi inspirado no tradicional fruto do Pequi, tipicamente goiano, e os brinquedos especialmente desenvolvidos, incluindo um balanço para crianças cadeirantes.
Já as bases das escadas rolantes receberam piso de ladrilhos hidráulicos, que formam tapetes decorados de patchwork.
Estão disponibilizados diretórios digitais – os BigPad® – onde os clientes podem procurar a loja de seu interesse e obter informações sobre o shopping e seus serviços, em telas de 55″, com tecnologia touchscreen multi-toque de alta sensibilidade, utilizadas com ineditismo nos empreendimentos da Sonae Sierra Brasil.

Ficha Técnica
• Área do Terreno: 280 mil m²
• Área construída: 180 mil m²
• ABL (Área Bruta Locável): 78 mil m²
• Lojas: 267
• Satélites: 206
• Âncoras: 10 âncoras
• Semiâncoras: 9
• Restaurantes: 9
• Fast-foods: 27
• Supermercado: 1
• Serviço Público: 1 unidade do Vapt Vupt
• Área de lazer e entretenimento: 3
• Salas de Cinema: 7
• Vagas de estacionamento: 4.000


Endereço:
 Avenida Perimetral Norte esquina com Avenida Goiás
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h;
domingos e feriados, das 14h às 20h
www.passeiodasaguasshopping.com.br
Facebook: passeiodaságuasoficial
Twitter: @passeio_aguas

Baixar o PDF

Veja também