Sonae Sierra Brasil inaugura o Uberlândia Shopping

• Empreendimento abre ao público nesta quarta-feira, 28 de março, às 12h00

• Uberlândia Shopping recebe operações inéditas na região e importantes operações
locais

• Mais de 2 mil empregos diretos serão gerados

• Shopping temático é inspirado no Cerrado Mineiro
A Sonae Sierra Brasil, incorporadora, proprietária e administradora de shopping centers, inaugura nesta quarta, dia 28 de março, o Uberlândia Shopping. O 11º empreendimento da empresa, e primeiro no estado de Minas Gerais, tem investimento bruto de R$ 201 milhões, e irá gerar mais de 2 mil empregos diretos.

“É com grande satisfação que entregamos hoje para a cidade de Uberlândia um shopping inovador tanto em sua arquitetura quanto em seu mix de lojas”, afirma José Baeta Tomás, CEO da Sonae Sierra Brasil. “Oferecemos um empreendimento que será um marco para toda a região, um local que não será apenas um centro de compras, mas também um espaço de convivência, onde todos podem encontrar lazer e gastronomia de qualidade”, ressalta o executivo.

A partir das 12h, os visitantes poderão conhecer o empreendimento que conta com 201 lojas, distribuídas em dois pisos, e 2.400 vagas de estacionamento. São 45,3 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), com operações inéditas na região, como All Bags, Artex HomeLifestyle, Crocs, John John, Kalunga, Lacoste, Livraria Leitura, Magic Games, Noir Le Lis, Opção Jeans, Track & Field, Zastras Brinquedos e as já inauguradas Leroy Merlin e Walmart. O Cinemark, também inédito em Uberlândia, terá cinco salas em formato all stadium, com lugares marcados e som digital. Uma das salas terá XD (Extreme Digital Cinema), tecnologia que reúne o que há de mais moderno em 2D e 3D, com uma qualidade de som ainda mais potente, resolução superior e tela gigante. Serão no total 1.350 lugares, todos com assentos love seat.
Outras marcas consagradas farão parte do empreendimento como Aleatory, Arezzo, Brooksfield, Brooksfield Donna, Brooksfield Jr, Burguer King, Centauro, Drogasil, Fast Shop, Harry´s Brinquedos, Havaianas, Kopenhagen, Le Lis Blanc Deux, Lilica & Tigor, Lupo, Mc Donalds, O Boticário, Polishop, Ponto Frio, Renner, Rery, Siberian, Victor Hugo, Vivara e Zelo.

Também terão destaque no empreendimento operações locais como Atmosfera, Baeta, Brisa Calçados, Clínica de Vacinas Sta Clara, D’Arc Cabeleireiros, Droga Líder, Empório Gemésio, Focus, F.R H.U.E.B Jewellery, Imagem Óptica, Innova Óptica, Isac.com, Kid Joy, Lela Acessórios, Miss T, On Line Informática, Ótica Perilli, Óticas Gaúcha, Pet Shop, Provanza Aromas e Video Park.
Entre os grandes destaques do mix oferecido pelo Uberlândia Shopping estão as operações gastronômicas. Além de diversas opções de fast food, o empreendimento contará com a Cervejaria Devassa, inédita na cidade, e o restaurante Castelli Friends & Foods, ambos no piso terreo. A rede carioca Devassa, que aposta em um ambiente descontraído e no chope como carro-chefe, oferece pratos e petiscos elaborados pelo chef Claudio Albuquerque. O Castelli Friends & Foods leva para o Shopping sua cozinha internacional com destaque para carnes especiais, massas, peixes e frutos do mar, além de tira-gostos e festivais regionais que ocuparão o cardápio de estações.

O Shopping terá ainda cafés, doçarias e sorveterias espalhados em seus dois pisos. Entre as operações destes segmentos estão: Cacau Show, Café do Ponto, Fran’s Café, Yogoothies, as inéditas Cristallo e Marietta Lanches, e as locais Catuaí Café, Cia Mineira de Chocolates, Doces Bárbaros, Grãos do Cerrado e Lol Sorvetes.
Projeto Arquitetônico e paisagismo

Com o conceito desenvolvido pela empresa americana RTKL e coordenação de José Quintela da Fonseca, responsável pelo Desenvolvimento Conceitual e Arquitetura da Sonae Sierra, e de Renato Falzetta, Arquiteto da Sonae Sierra Brasil, o projeto do Uberlândia Shopping utiliza como parte de sua temática a exuberante vegetação e aspectos naturais do Cerrado Mineiro. Para evidenciar esse aspecto, a decoração do Shopping traz cores e texturas da região, que estão presentes nas fachadas e corredores. Na arquitetura, prevalecem a assimetria e formas geométricas diferenciadas, com grandes áreas envidraçadas para o melhor aproveitamento da luz natural.

O Uberlândia Shopping irá oferecer um ambiente aconchegante, com espaços de convivência e muito verde. Cerca de 90 mil plantas, de 78 espécies, entre herbáceas, arbustos, palmeiras e árvores que fazem parte do projeto paisagístico, foram distribuídas nas áreas internas e externas do empreendimento. A árvore símbolo da vegetação local, o Ipê, está presente no estacionamento. Uma praça no interior do Shopping conta com três árvores da espécie Pau-Ferro, além de paisagismo desenvolvido especialmente para esta área.

Um dos grandes destaques do projeto do Shopping é a Praça de Alimentação, com uma parede envidraçada e um terraço com ampla vista para a cidade. Localizado em uma região alta da cidade, o Shopping pode ser visto a uma grande distância, o que torna a arquitetura ainda mais impactante. A fachada do empreendimento possui três jardins verticais, que totalizam cerca de 760 m².

Ambientação especial

O Uberlândia Shopping possui elementos diferenciados em toda a sua decoração. O Espaço Família tem ambientação assinada pelo Estúdio Casa de Ideias de Uberlândia e as estampas dos tecidos aplicados no mobiliário, com inspiração no Cerrado Mineiro, são assinadas por Isabella Carvalho, de São Paulo.

No jardim, onde estão as árvores Pau-Ferro, foi instalada uma escultura suspensa de 10 metros de diâmetro. Inspirada no céu do Cerrado Mineiro, a “nuvem cerradiana” é feita de 730 pequenas peças de tela metálica, com predominância das cores rosa e lilás. A peça foi criada pelo artista plástico e designer de Uberlândia, Alexandre França, e a execução é do Estúdio Casa de Ideias.

A Praça de Alimentação conta com um projeto de iluminação exclusivo, desenhado pelo americano Teo Kondos. Aproximadamente 15 luminárias em formato de cacho de flores estão distribuídas no local. Elas tem cerca de oito metros de altura por três de diâmetro, e utilizam lâmpadas LED brancas e amarelas. Nas testeiras acima das lojas estão dispostos bambus que, junto com elementos gráficos, decoram o ambiente neste grande espaço.

O projeto de tematização dos banheiros, desenvolvido pela equipe de Design da Sonae Sierra, possui acabamentos sofisticados e conta com vitrines que apresentam um conceito inédito no Brasil. A cenografia é assinada pelo VM Office, com direção de criação de Jonas Noronha, de São Paulo. Inspiradas no barroco mineiro, as vitrines decoram os espaços com manequins vestindo indumentárias de época, como perucas, pedrarias e lingeries da estilista Thais Gusmão, que assina toda a produção de moda. São seis vitrines no total, com 16 manequins, decorados ao estilo Rococó. Os banheiros também possuem luminárias de bolas brancas com tamanhos diferentes, dispostas de forma escultural, conceito também assinado por Teo Kondos.

As testeiras dos corredores, sobre as lojas, recebem desenhos de árvores inspirados na paisagem do Cerrado. Todo o mobiliário do Shopping tem desenho exclusivo projetado especialmente pela equipe de Design da empresa. Destacam-se luminárias gigantes distribuídas nos lounges. Quatro passarelas que cortam floreiras dos corredores, tem formato de teclados de piano, onde os visitantes podem pisar e tocar música. Embaixo das escadas rolantes, a criançada poderá passar por um túnel, com formato de bonecos.

Responsabilidade Corporativa

Seguindo a Política de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra Brasil, o Uberlândia Shopping adotou diversas medidas para diminuir o impacto à natureza e garantir a Segurança e Saúde dos trabalhadores. A obra do Shopping recebeu as certificações ISO 14001, de gestão ambiental e OHSAS 18001, referente às boas práticas em Saúde e Segurança do Trabalho Ocupacional. Esta foi a segunda obra de shopping center no mundo, e primeira da América, a receber as duas certificações simultaneamente.
Além de utilizar soluções arquitetônicas sustentáveis, como o uso de áreas envidraçadas que privilegiam a luz natural e permitem a economia de energia elétrica, e a instalação de paredes verdes na fachada, a operação do empreendimento também adotará diversas medidas de preservação da natureza, como a utilização de equipamentos de ar condicionado modernos que utilizam menos água e gastam menos energia. As torneiras possuem sensores automáticos e arejadores, e as descargas são econômicas, com controle do volume de água. Todo o grafismo do shopping, inclusive o logotipo da fachada, usam lâmpadas LED, que consomem até 80% menos energia do que as lâmpadas comuns.

Para incentivar o uso de veículos não poluentes e a prática de atividade física, o Uberlândia Shopping terá ainda um bicicletário, com capacidade para 170 bicicletas.
Serviços oferecidos

O Uberlândia Shopping irá oferecer alguns serviços especiais para seus visitantes, como o Espaço Família que tem aproximadamente 65 m², onde mães e pais terão à disposição um espaço com trocadores e lavatórios, estrutura completa para alimentação do bebê e empréstimo de carrinhos. O espaço contará ainda com local para amamentação e banheiro infantil.

Para ajudar os clientes a transitar com maior conforto, haverá carrinhos elétricos circulando permanentemente no estacionamento. Ainda será disponibilizada internet wi-fi na praça de alimentação e nos principais corredores do Shopping. Para auxiliar na locomoção de deficientes físicos, idosos e gestantes, o empreendimento terá cadeiras de roda elétricas à disposição.

Baixar o PDF

Veja também