Sonae Sierra Brasil entrega prêmio a lojistas pelo seu compromisso com a Segurança e Saúde

  • O Personae Tenant Awards é uma iniciativa inédita no setor, lançada para promover a Segurança e Saúde nos 52 shoppings da Sonae Sierra, localizados em sete países
  • Em 2009, houve uma redução de 28% da frequência de acidentes nos shoppings em operação, comparado a 2008
  • Diminuição de 25% do número de dias de trabalho perdidos pelos colaboradores devido a doenças ou acidentes de trabalho

A Sonae Sierra Brasil realiza, nos próximos dias 28 e 29 de abril, as cerimônias de premiação do Personae Tenant Awards. Em sua terceira edição, o prêmio reconhece as melhores práticas de prevenção em Segurança e Saúde adotadas nas lojas dos 10 shopping centers em operação no país no ano de 2009.

Nesta edição, a loja Renner, do Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, é a vencedora na categoria A, destinada a lojas com mais de 1.000 m2 com mais de 10 lojas. A Lustres Yamamura, do Parque D. Pedro Shopping, localizado em Campinas, recebe o prêmio na categoria B, lojas com menos de 1.000m2 e com menos de 10 unidades.

As lojas candidatas ao prêmio passaram por inspeções para verificação do cumprimento de itens previamente estabelecidos pelo regulamento do prêmio. Durante as visitas foram avaliados extintores de incêndio, mangueiras, sistemas de detecção de fumaça, saídas, alarmes e luzes de emergência, cabos elétricos, armazenamento de materiais inflamáveis, limpeza e organização, entre outros.

Com esta premiação, a Sonae Sierra Brasil busca incentivar os lojistas a adotarem medidas necessárias para a prevenção e antecipação de acidentes e tornarem as suas lojas um local mais seguro, com o objetivo de atingir a meta “zero acidentes”.

“O prêmio reflete o compromisso cada vez maior demonstrado pelos lojistas na área da Segurança & Saúde e a importância crescente que atribuem às medidas promovidas pela Sonae Sierra nesta área”, ressalta Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra.

Sistema de Segurança & Saúde da Sonae Sierra

O Personae Tenant Awards teve origem no Projeto PERSONÆ, um programa inédito no setor desenvolvido pela Sonae Sierra em seus 52 shopping centers localizados em sete países: Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Grécia, Romênia e Brasil.

O Projeto PERSONÆ foi desenvolvido em 3 fases, ao longo de 4 anos – de 2004 a 2008 – período em que se consolidou como uma cultura de prevenção e antecipação de acidentes, envolvendo mais de 70 mil pessoas entre empregados, fornecedores e lojistas da Sonae Sierra.

Resultado do empenho no desenvolvimento deste sistema de gestão de Segurança & Saúde, a Sonae Sierra tornou-se, em 2008, a primeira empresa do setor a obter a certificação do seu Sistema de Gestão de Segurança e Saúde, segundo os requisitos da OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series). Três shoppings no Brasil – Parque D. Pedro , em Campinas (SP), Shopping Penha e Plaza Sul, ambos na capital paulista – também tiveram os seus sistemas certificados.

Em 2009, verificou-se uma redução de 28% dos acidentes que necessitam cuidados médicos nos shoppings em relação ao ano anterior. Este valor diz respeito a colaboradores, prestadores de serviços, lojistas e clientes. Foi registrada, ainda, a diminuição de 25% no número de dias de trabalho perdidos pelos colaboradores, no mesmo período, devido a doenças ou acidentes de trabalho.

Além de incentivar lojistas, colaboradores e prestadores de serviços, a Sonae Sierra ainda dissemina o conceito de Segurança e Saúde aos visitantes dos shoppings, fornecendo dicas para o uso seguro das escadas rolantes, elevadores, as formas seguras de estacionar o veículo, a importância da vacinação, bem como a realização de simulados de evacuação de emergência.

A Sonae Sierra Brasil (www.sonaesierrabrasil.com.br) é uma empresa especialista em shopping centers com a expertise de suas acionistas controladoras: a européia Sonae Sierra e a americana Developers Diversified Realty (DDR). A empresa é proprietária e administradora de 10 shoppings em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Pátio Brasil (Brasília-DF); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D’Oeste-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP) Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP) e Manauara Shopping (Manaus-AM), totalizando 365.100m2 de Área Bruta Comercial (ABC).

A Sonae Sierra Brasil segue sua estratégia de crescimento com o desenvolvimento de 3 novos projetos (Uberlândia Shopping, em Uberlândia – MG, o Boulevard Londrina Shopping, em Londrina – PR e o Passeio das Águas Shopping, em Goiânia – GO) e 2 expansões (Parque D. Pedro Shopping, em Campinas – SP e o Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo – SP).

Informações para a Imprensa

XPress Assessoria em Comunicação

Fabiana Marques/Guilhermo Benitez

fabiana.marques@xcomunicacao.com.br | 11-2898-7467/ 11-7648-8833

Baixar o PDF

Veja também