Décimo shopping center da Sonae Sierra Brasil é inaugurado em Manaus

  • Manauara Shopping tem 47 mil m2 de ABL (Área Bruta Locável) e 96% dessa área já está comercializada
  • Empreendimento terá 227 operações, entre elas a Saraiva Megastore, primeira loja da rede em Manaus e um Teatro com mais de 550 lugares, em formato stadium
  • A decoração foi inspirada na fauna, flora e cultura da Amazônia e terá obras de artistas e comunidades locais
  • Estacionamento para 2.750 veículos com inédito sistema eletrônico de indicação de vagas disponíveis
  • Serão gerados 3.000 postos de trabalho e 12 milhões de visitantes por ano são esperados

A Sonae Sierra Brasil, especialista no setor de shopping centers, inaugura amanhã (dia 7) em Manaus, o seu 10º empreendimento no país, o Manauara Shopping, que contou com investimento de R$ 260 milhões.

Com ABL (Área Bruta Locável) de 47 mil m2, o Manauara Shopping tem um total de 227 operações, incluindo 12 âncoras e uma oferta completa de compras, serviços e lazer. O shopping possui quatro pisos, denominados Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheira, nomes de árvores e frutas típicas da Amazônia. A Praça de Alimentação abriga 18 operações de fast-food.

“Como prometido em novembro do ano passado, a Sonae Sierra Brasil abre o Manauara Shopping ao público no dia em que foi anunciado. Esse é o primeiro shopping da empresa na região Norte do país, com uma proposta diferenciada e inovadora que respeita a cultura do local, característica dos nossos empreendimentos. O Manauara Shopping oferece novas alternativas de consumo, lazer, cultura e entretenimento, além de ser mais uma opção para o turismo de Manaus”, ressalta o CEO da Sonae Sierra Brasil, João Pessoa Jorge.

Comercialização e Lojas

O Manauara Shopping inaugura com mais de 96% de ABL comercializada e abriga marcas inéditas em Manaus.

Do total das 227 operações, 52 serão novidades na cidade. Entre elas, as lojas Adidas, Calvin Klein, Capodarte, Dumond Calçados, Folic, MontBlanc, Patachou, Salinas, Vivara, Victor Hugo, VR Men Wear e PB Kids, que estarão presentes no Manauara Shopping, ao lado de marcas já consagradas em Manaus.

São 12 lojas âncoras, que incluem marcas nacionais, como a C&A, Centauro, Cia Athletica, Magic Games, Marisa, Renner, Riachuelo, 10 salas de cinema Playarte, Saraiva Megastore- instalada numa área com 1.500 m2, sendo a primeira loja da rede em Manaus-, e também marcas conhecidas do público na cidade, como a loja de departamento Bemol, a Dinâmica, que oferece móveis e artigos para o lar, e a Hightech Import, especializada em produtos eletroeletrônicos e informática.

O espaço gastronômico do Manauara Shopping será contemplado por quatro restaurantes, entre eles o Barbacoa, Pizza Hut e a tradicional Cachaçaria do Dedé.

“Estamos muito satisfeitos com a comercialização deste empreendimento. O número de lojas já comercializadas está acima da média do mercado e, por isso, estamos confiantes de que até o final do ano teremos 100% das lojas locadas”, afirma o Diretor de Operações da Sonae Sierra Brasil, Cesar Garbin.

Outra novidade é a instalação de um moderno Teatro, localizado numa área de 1.350 m2, que contará com mais de 550 lugares, em formato stadium, e um completo sistema de última geração de luz e som. A operação do local ficará a cargo da empresa Biribá Produções, e vai abrigar também uma lanchonete e um café.

Empregos e Inovação

Com a instalação do novo shopping, cerca de 3 mil empregos serão gerados e a previsão é de que mais de 12 milhões de visitantes frequentem anualmente o Manauara Shopping.

Para atender este público, o estacionamento possui 2.750 vagas e dispõe de um moderno sistema eletrônico para controle de ocupação, inédito no Brasil. “Todas as vagas possuem sensores e, em cada setor do estacionamento, painéis eletrônicos auxiliam os visitantes a localizarem as vagas disponíveis. É a primeira vez que um shopping no país oferece um sistema inteligente de indicação de lugares vagos para estacionar”, completa o Diretor de Desenvolvimento da Sonae Sierra Brasil, Felipe Fulcher. O estacionamento conta ainda com serviço de manobristas, disponíveis nas duas entradas do Manauara Shopping.

Situado no bairro de Adrianópolis, região Centro-Sul de Manaus, o shopping vai atender uma área de influência que abrange 1,5 milhão de pessoas. O sistema viário do local foi beneficiado com duas novas ruas, construídas pela Sonae Sierra Brasil e doadas ao município. Estas vias, que interligam as avenidas Mario Ypiranga Monteiro e Jornalista Umberto Calderaro Filho, facilitam o acesso ao shopping.

Decoração com obras de artistas e comunidades locais, inspirada na fauna, flora e cultura da Amazônia

O projeto arquitetônico, idealizado pelo arquiteto José Quintela da Fonseca, responsável pelo Desenvolvimento Conceitual e Arquitetura da Sonae Sierra, é um tributo à cultura amazônica, reconhecida internacionalmente. A arquitetura traz como temática a fauna, a flora e a cultura da Amazônia. O Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do shopping e está representado na cobertura do empreendimento. Desenhos que identificam o artesanato das tribos indígenas da região serviram de modelo para a composição do grafismo aplicado na fachada e nos pisos do Manauara Shopping.

A parte externa do empreendimento possui uma área verde de mais de 3.000 m2, onde foram preservados dezenas de Buritis, que agora fazem parte do projeto paisagístico do Manauara Shopping e pode ser apreciado pelos visitantes a partir da Praça de Alimentação, no piso Buriti.

Para decorar os espaços internos, a Sonae Sierra Brasil buscou nas comunidades locais objetos e obras de arte produzidas por artesãos e artistas plásticos da região. A Fundação Almerinda Malaquias (FAM), composta por 120 artesãos, foi responsável pela confecção de quatro esculturas de animais – um tamanduá, um bicho-preguiça, um jabuti e um macaco guariba – que medem um metro de comprimento por 60 centímetros de diâmetro. As peças foram esculpidas em restos de madeira e estão dispostas nos quatro pisos do empreendimento.

As esteiras que formam o teto da Praça de Alimentação do Manauara Shopping foram produzidas em fibras vegetais pelos membros da Associação dos Artesãos de Novo Airão (AANA). Os cestos para as luminárias da praça foram feitos pela comunidade Baniwa, habitantes do Rio Negro, com fibras de arumã trançadas e também pelo artesão Silvio Tucano.

A fauna da região também está presente nas cinco esculturas, confeccionadas em aço pelo artista plástico Van Pereira. Cada obra – uma arara, uma garça, um peixe, uma piranha e um tucano – pesa de 200 a 300 quilos. Pereira foi ainda o responsável pela execução de dois escorregadores em formato de cobra, na área de lazer, que está localizada em uma das entradas do shopping.

Espelhos d’água também fazem parte do projeto paisagístico do Manauara Shopping. Para completar este cenário, 24 pequenas canoas esculpidas em madeiras cedro e louro preto, pelo artista plástico Francisco Barcelar, foram fixadas no local. O trabalho com artistas regionais engloba ainda dois móbiles gigantes, um confeccionado por Zeca Nazaré, com tubos de alumínio e oito metros de comprimento, e o segundo, um tucano estilizado, foi produzido por Turenko Beça e tem 10 metros de comprimento. Os móbiles estão localizados nas duas entradas do empreendimento.

Com mais de 20 anos de carreira, o fotógrafo Du Zuppani, reconhecido mundialmente por suas fotos que retratam a natureza, foi de São Paulo para Manaus, a pedido da Sonae Sierra Brasil, para capturar o dia-a-dia das comunidades de artesãos e paisagens da Floresta Amazônica. O trabalho resultou em mais de 1.000 fotografias e parte deste ensaio foi aplicado em painéis instalados nos elevadores, fraldário, nas paredes e tetos dos sanitários do shopping.

Benefícios para a Comunidade

Desde o início de sua construção, em 2007, a Sonae Sierra Brasil e o Manauara Shopping vem realizando uma série de ações destinadas a contribuir com a comunidade local e com o meio ambiente, como a construção de 10 trilhas com extensão de 3.800 metros no Parque Estadual Sumaúma; doação de 14 barracas de comercialização, na Praia do Tupé; construção de um rip-rap, uma espécie de blindagem em torno da Lagoa do Jardim Botânico Ducke, além da concessão de uma biblioteca itinerante, doada ao IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas), com equipamentos destinados à educação ambiental na capital e interior do estado.

Uma área dentro do shopping, denominada Espaço Eco, será doada ao município e terá por objetivo levar cultura e conhecimento à população. Além disso, mais de 6 mil mudas de espécies frutíferas e arbóreas foram doadas ao Horto Municipal e Horto Florestal.

No segundo semestre deste ano, será entregue uma sala para estudos ambientais. O projeto, denominado Escola Oca, será construído na zona leste da cidade.

“Acreditamos que o nosso sucesso empresarial não depende apenas de um bom desempenho econômico, mas também do nosso envolvimento e integração com a comunidade local, gerando benefícios sociais e ambientais. No Manauara Shopping, a sinergia foi ainda maior, pois além das ações em prol das comunidades, levamos a riqueza da cultura amazonense para o empreendimento, com a contratação de artesãos locais para produzirem os objetos que decoram o espaço interno”, afirma o Diretor de Desenvolvimento da Sonae Sierra Brasil, Felipe Fulcher.

Um shopping amigo do Meio Ambiente

O Manauara Shopping recebeu a certificação ambiental ISO 14001 para a fase de construção. Esta certificação, emitida pela Lloyd’s Register Quality Assurance (LRQA), é o resultado da implementação das melhores práticas durante as obras, definidas no âmbito do Sistema de Gestão Ambiental da Sonae Sierra Brasil (SGA), em vigor desde 2005 em todas as regiões onde opera.

O resultado deste compromisso está na reutilização de resíduos, como cimento e asfalto, desde o início da construção. Cerca de 500 mil m3 de água pluvial foram coletadas neste período e este sistema de captação de água, continuará a ser usado durante a operação do Manauara Shopping, para abastecer as redes contra incêndio, de irrigação e limpeza.

O shopping conta ainda com equipamentos de automação e supervisão predial de última geração, aparelhos de alta eficiência energética, incluindo dois sistemas de captação de energia solar. O primeiro chamado ‘Photovoltaico’, destina a energia armazenada para a iluminação, composta por lâmpadas de Led’s (Light Emitting Diode), do estacionamento. O segundo, denominado Painel Solar encaminha a energia captada para aquecer a água dos vestiários dos colaboradores.

Outro diferencial é a implementação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que permite tratar mais de 500 m3/dia de esgoto. Após o tratamento, a água será reutilizada nos vasos sanitários, irrigação de plantas e sistema de refrigeração do shopping. Duas pontes também foram construídas nas ruas de acesso do Manauara Shopping, para garantir a manutenção do curso de água intermitente, necessário para a conservação do Buritizal existente.

A Sonae Sierra Brasil (http://www.sonaesierra.com.br/) é uma empresa especialista em shopping centers com expertise de sócios internacionais: a européia Sonae Sierra e a americana DDR (Developers Diversified Realty).

A empresa é proprietária e administradora de 10 shoppings em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Pátio Brasil (Brasília-DF); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D’Oeste-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP) Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP) e Manauara Shopping (Manaus-AM), totalizando 365.900m2 de área bruta locável (ABL).

A Sonae Sierra Brasil segue sua estratégia de expansão com o desenvolvimento de três novos projetos: o Boulevard Londrina Shopping, em Londrina-PR, o Uberlândia Shoppping, em Minas Gerais, e um shopping em Goiânia-GO.

Sonae Sierra (www.sonaesierra.com) – empresa internacional especialista em shopping centers. É proprietária de 51 empreendimentos em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil com um total de Área Bruta Locável (ABL) de mais de 2 milhões de m2. Atualmente, a Sonae Sierra tem 13 projetos em desenvolvimento e outros 11 novos projetos em diferentes fases de concretização em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil, com uma ABL total de 1,1 milhão de m2. Em 2008, os seus shopping centers receberam mais de 429 milhões de visitas.

DDR (Developers Diversified Realty) (http://www.ddr.com/) – o grupo possui e administra 710 empreendimentos imobiliários comerciais em operação e em desenvolvimento, em 45 estados nos EUA e nos países Porto Rico, Brasil, Canadá, totalizando 14,13 milhões de metros quadrados. A DDR é um fundo de investimento imobiliário auto-administrado que opera como uma empresa completamente integrada e que adquire, desenvolve, aluga e administra shopping centers.

Informações para a Imprensa

Em Manaus:
Editar Comunicação
Paulo Roberto
editar.am@uol.com.br
92 -3238-2434
92 -9132-9133
Em São Paulo:
XPress Assessoria em Comunicação
Fabiana Marques/Cristina Toletti
fabiana.marques@xpressonline.com.br
11-2898-7467/11-7648-8833

Baixar o PDF

Veja também