Sonae Sierra Brasil premia lojistas por excelentes padrões de Segurança e Saúde

  • Em sua segunda edição, o prêmio Personae Tenant Awards será entregue à Ri Happy, do Shopping Penha e à Comgás, do Parque D. Pedro Shopping
  • Prêmio visa reconhecer as melhores práticas de Segurança e Saúde nas lojas dos shoppings da empresa
  • Shopping Penha recebe o prêmio Personae Best Team Award como melhor equipe em gestão de Segurança e Saúde entre os mais de 50 shoppings do grupo

A Sonae Sierra Brasil realiza nos dias 4 e 5 de maio, a segunda edição do prêmio Personae Tenant Awards, que visa reconhecer as melhores medidas de prevenção em Segurança e Saúde adotadas nas lojas dos 9 shoppings em operação da empresa em 2008. Nesta edição, duas lojas foram contempladas: a loja de brinquedos Ri Happy do Shopping Penha, em São Paulo, foi vencedora da categoria A – rede com mais de 5 unidades. A loja Comgás, que comercializa produtos que utilizam o gás natural como fonte de energia, ganhou na categoria B – redes com até 5 lojas – e está localizada no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas.

Essa premiação faz parte do projeto Personae, um programa inédito no varejo de shopping center, que prioriza a Segurança e Saúde e visa trabalhar a conscientização de atitudes e comportamentos responsáveis dos colaboradores, lojistas e visitantes dos empreendimentos.

As lojas candidatas ao prêmio passaram por inspeções para verificação do cumprimento dos itens estabelecidos pelo prêmio. Durante as visitas foram avaliados extintores, saídas e luzes de emergência, limpeza, organização, cabos elétricos, armazenamento de materiais inflamáveis, entre outros.

O Projeto Personae, que teve um investimento de 6 milhões de euros, foi desenvolvido em 3 fases, ao longo de 4 anos – de 2004 a 2008, período em que se consolidou como uma cultura de prevenção e antecipação de acidentes.

“O Prêmio Personae Tenant Awards reflete o bom trabalho e a importância do programa de Segurança e Saúde entre os lojistas da Sonae Sierra no Brasil. Isso nos mostra ainda que, dia a dia, os nossos clientes estão se tornando mais responsáveis e mais conscientes do compromisso em implementar a nossa política de Segurança e Saúde em suas lojas”, enaltece Pedro Soveral Rodrigues, responsável pela implementação do projeto Personae na Sonae Sierra.

Além de incentivar lojistas e colaboradores, a Sonae Sierra Brasil ainda dissemina o conceito aos visitantes dos shoppings, fornecendo dicas para o uso seguro das escadas rolantes, elevadores, as formas seguras de estacionar o veículo e ainda a importância da vacinação e do uso de protetor solar, bem como promove simulado de evacuação de emergência.

O Personae Tenant Awards é um prêmio internacional que está sendo concedido nos sete países onde a Sonae Sierra possui shopping centers. Em Portugal, as lojas vencedoras foram o Hipermercado Continente, do Shopping Algarve e o restaurante O Pátio, no Shopping 8º Avenida. Na Itália o prêmio foi concedido ao Mondadori Multicenter, no Shopping Freccia Rossa e ao Progetto Visa, no Airone Shopping Center. Na Grécia, a loja Fena Fresh, do Shopping Center Mediterranean Cosmos, foi a vencedora. Na Romênia a vencedora foi a loja ModaSport-Adidas, no River Plaza Mall. Na Alemanha, a DM, no Shopping Münster Arkaden, e a loja Bag, no Alexa Shopping Center, foram as vencedoras. Na Espanha as lojas contempladas foram a C&A e Javier Duque, localizadas no Parque Principado Shopping.

O projeto é direcionado à todos níveis da companhia e integra um grande número de participantes, incluindo ainda prestadoras de serviços, fornecedores e comunidades locais. O objetivo é alcançar a meta ‘zero acidentes’ em todos os shoppings da empresa.

Melhor Equipe

O Departamento de Segurança e Saúde da Sonae Sierra criou ainda um prêmio direcionado aos seus colaborados. O prêmio Personae Best Team Award visa destacar a melhor equipe dos mais de 50 shoppings centers da empresa– localizados em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil, – com o melhor desempenho na gestão em Segurança e Saúde. Nesta edição, a equipe contemplada foi a do Shopping Penha, localizado em São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo o Brasil conquista essa premiação. Em 2007, a equipe de colaboradores do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, foi a vencedora.

Shoppings Certificados

Em 2008, o Parque D. Pedro e o Penha tornaram-se os primeiros shoppings no Brasil a serem certificados em gestão de Segurança e Saúde de acordo com a norma 18001 do OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series). Este selo, atribuído pela TÜV Rheinland, multinacional alemã líder no segmento, reconhece a qualidade do sistema de Segurança e Saúde que a Sonae Sierra Brasil implementou nesses dois empreedimentos e, ainda, as boas práticas disseminadas nestes locais.

A Sonae Sierra Brasil (http://www.sonaesierra.com.br/) é uma empresa especialista em shopping centers com expertise de sócios internacionais: a européia Sonae Sierra e a americana DDR (Developers Diversified Realty).

A empresa é proprietária e administradora de 10 shoppings em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Pátio Brasil (Brasília-DF); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D’Oeste-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP) Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP) e Manauara Shopping (Manaus-AM), totalizando 365.900m2 de área bruta locável (ABL).

A Sonae Sierra Brasil segue sua estratégia de expansão com o desenvolvimento de três novos projetos: o Boulevard Londrina Shopping, em Londrina-PR, o Uberlândia Shoppping, em Minas Gerais, e um shopping em Goiânia-GO.

Sonae Sierra (www.sonaesierra.com) – empresa internacional especialista em shopping centers. É proprietária de 51 empreendimentos em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil com um total de Área Bruta Locável (ABL) de mais de 2 milhões de m2. Atualmente, a Sonae Sierra tem 13 projetos em desenvolvimento e outros 11 novos projetos em diferentes fases de concretização em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil, com uma ABL total de 1,1 milhão de m2. Em 2008, os seus shopping centers receberam mais de 429 milhões de visitas.

DDR (Developers Diversified Realty) (http://www.ddr.com/) – o grupo possui e administra 710 empreendimentos imobiliários comerciais em operação e em desenvolvimento, em 45 estados nos EUA e nos países Porto Rico, Brasil, Canadá, totalizando 14,13 milhões de m2. A DDR é um fundo de investimento imobiliário auto-administrado que opera como uma empresa completamente integrada e que adquire, desenvolve, aluga e administra shopping centers.

Informações para a Imprensa

XPress Assessoria em Comunicação
Fabiana Marques/Cristina Toletti
fabiana.marques@xpressonline.com.br
11-2898-7467/11-7648-8833

Veja também