Provedor Sierra

Com vista a garantir uma maior satisfação de todos os stakeholders da Sonae Sierra foi criada a figura do Provedor Sierra.

Como funciona?

O Provedor Sierra funcionará como um facilitador ao qual todos os stakeholders da Empresa podem recorrer, apresentando as suas questões, sugestões, ideias e queixas, com a certeza de que estas serão processadas, investigadas e, sempre que possível, corrigidas.
Sempre que contatado – a partir de Portugal ou de qualquer outro país onde a Sonae Sierra está representada – o Provedor Sierra fará uma análise objetiva dos fatos, permitirá a correção dos mesmos ou a justificação da sua manutenção. Em qualquer dos casos, o Provedor Sierra compromete-se a dar uma resposta a todos aqueles que a ele recorrerem.
Anualmente fará um relatório destinado a uma entidade independente, a Audit and Compliance Committee, diretamente dependente do Conselho de Administração, o qual analisará de forma global a atividade do Provedor Sierra.

Quais os objetivos do Provedor Sierra?


  • Existência de um facilitador entre a Empresa e os seus stakeholders, que promova o bom entendimento mútuo e a prevenção de comportamentos abusivos quer por parte da Empresa e dos seus colaboradores, quer de qualquer entidade que esteja ligada à atividade da Sonae Sierra.

  • Melhoria do nível de satisfação dos stakeholders da Sierra, contribuindo para o aumento da eficiência, eficácia e produtividade das relações profissionais, internas e externas.

  • Promoção e implementação do Código de Conduta da Sonae Sierra, assegurando que são tomadas medidas formais que impeçam qualquer tipo de retaliações relacionadas com as queixas e, monitorando a relação com o pessoal interno na área da gestão e do recrutamento, assegurando que é cumprida uma política de igualdade de oportunidades.

Quem desempenha esta função?

A função é desempenhada por uma pessoa externa à Empresa, neste caso Danilo Picolo (ver curriculum), que cumpre um mandato de três anos. Ao longo deste tempo ser-lhe-ão dados os meios, acesso total à informação disponível e margem de manobra necessários à análise e resolução das situações expostas. O Provedor Sierra tem ligação direta ao CEO e a possibilidade de recorrer a todos os setores da Sonae Sierra, o que o capacitará a obter o apoio necessário, em cada caso, para uma análise completa e adequada das situações que lhe forem apresentadas. Mais do que um mero receptor, o Provedor funciona como um instrumento capaz de transformar as reclamações e sugestões em oportunidades para gerar inovação de práticas e atualização de conceitos.

Qual é, afinal, a missão do Provedor Sierra ?


  • Promover o (Código de Conduta) da Sonae Sierra, tendo o conhecimento, independência e os meios necessários de agir nos caso de existirem comportamentos abusivos ou pouco éticos por parte da Empresa ou dos seus colaboradores.

  • Compreender os desejos e aspirações dos stakeholders, promovendo a sua articulação com os interesses da Empresa.

  • Promover, disseminar e partilhar os princípios éticos da Empresa junto de todos os stakeholders, motivando comportamentos associados aos mesmos.


Através da ação do Provedor Sierra, as situações reportadas deverão sempre que possível servir de base para que se corrijam as causas dos cenários contrários aos padrões de ética da Empresa. Essa situação irá permitir maiores níveis de satisfação por parte de todos os stakeholder se a consolidação de práticas e princípios subjacentes à cultura da Sonae Sierra.

Como falar com o Provedor Sierra?

Para colocar qualquer questão, sugestão, ideia ou reclamação poderá contactar o Provedor Sierra através do e-mail provedor@sonaesierra.com ou do telefone +351 21 751 50 12

Nota: Na sessão “Sustentabilidade” todas as informações são globais e referem-se à Sonae Sierra e seus shopping centers nos vários países onde atua, incluindo o Brasil.