Prioridades a longo prazo

Para além do nosso empenho em matéria de segurança das pessoas e ecoeficiência, identificamos outras quatro oportunidades a longo prazo que representam oportunidades de criação de valor partilhado para o nosso negócio, a sociedade e o ambiente.

Procuramos deste modo resolver os principais riscos de sustentabilidade a longo prazo para as nossas operações e salvaguardar o potencial do nosso negócio, no seguinte contexto:

  • Recursos naturais cada vez mais escassos e com custos mais elevados.
  • Pressão sobre os lojistas no sentido de se adaptarem a mudanças tecnológicas, ambientais e demográficas radicais.
  • Importância crescente das competências e dos conhecimentos detidos pelos colaboradores como fonte de vantagem competitiva.
  • Procura crescente, por parte dos consumidores, de produtos e serviços ecológicos e éticos/de comércio justo.

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Resiliência dos recursos

Desafios

O nosso negócio depende de recursos naturais limitados, uma vez que necessitamos de energia baseada em combustíveis fósseis, de água e de matéria-prima não renovável para que possamos construir e operar os centros comerciais, o que por sua vez produz emissões de GEE, resíduos e águas residuais. Continua a existir uma pressão crescente e significativa sobre as reservas de combustíveis fósseis a nível mundial, o que contribuirá para o aumento do custo da energia a longo prazo e para uma volatilidade crescente nos mercados globais do petróleo e do gás. Além disso, as emissões de GEE geradas pela queima de combustíveis fósseis representam um impacto ambiental significativo, sendo alvo de uma fiscalização cada vez maior à medida que os governos do mundo inteiro respondem à pressão para diminuir os potenciais impactos das alterações climáticas mundiais. O mesmo acontece com a água; os centros comerciais da Sonae Sierra dependem de cerca de 1,159 milhões de m3 de água por ano para a prestação de serviços diários como os serviços de limpeza, de manutenção de instalações sanitárias e de irrigação. É provável que o aumento significativo da pressão sobre as reservas de água mundiais se agrave no contexto das alterações climáticas globais. Isto poderá conduzir a uma maior escassez de água, a restrições no fornecimento e a controlos de emergência na forma como a água é utilizada, com algumas zonas onde a Sonae Sierra opera a serem mais diretamente e severamente afetadas do que outras. Todas estas limitações comportam riscos imediatos e de longo prazo para o nosso negócio. A existência de estratégias de recursos naturais alternativos, eficientes e limpos será essencial para que os ativos mantenham o seu valor a longo prazo.

Estratégia

Apesar das melhorias na nossa gestão de emissões de GEE, energia, água e resíduos terem permitido uma redução do nosso impacto ambiental e evitado custos, é essencial procurar soluções para uma eficaz resiliência dos recursos com vista a proteger os nossos ativos contra custos mais elevados e penalizações associadas ao consumo de recursos naturais e à poluição ambiental, bem como o risco de escassez de água e de energia. Estamos a procurar formas de proteger os nossos ativos no futuro, tornando-nos independentes em termos energéticos e reutilizando a água nas nossas instalações, explorando também as últimas inovações e tecnologia em matéria de gestão de recursos naturais a fim de repensarmos os processos. Isto irá proteger os nossos ativos da escassez de recursos naturais e do aumento dos custos, e reduzir os custos operacionais a curto e médio prazo através de estratégias alternativas de gestão da energia e da água. No seu todo, esta abordagem irá permitir a redução dos impactos negativos da nossa Empresa no ambiente e ajudará a manter os serviços essenciais oferecidos pela natureza.

Objetivos Futuros

Estabelecemos os seguintes objetivos a longo prazo:
  • Garantir que, até 2020, pelo menos 10% do volume total de água consumida nos centros comerciais detidos pela Sonae Sierra é constituído por águas reutilizadas a partir de águas residuais ou águas pluviais captadas.
  • Desenvolver e implementar, até 2020, uma estratégia a longo prazo para assegurar um abastecimento de água seguro nos nossos centros comerciais detidos, sobretudo naqueles que são mais afetados por problemas de escassez de água.
  • Ainda não definimos metas específicas no domínio da energia sustentável. Contudo, o nosso Grupo de Trabalho para a Resiliência dos Recursos está a trabalhar ativamente na identificação de oportunidades para a instalação de tecnologias renováveis, com especial enfoque nos sistemas fotovoltaicos.

O nosso desempenho até 31 de Dezembro de 2014

Integrámos medidas destinadas a melhorar a eficiência na gestão da água e a reduzir o seu consumo nos nossos Requisitos de Segurança, Saúde a Ambiente para projetos (SHEDS). Além disso, no seguimento da nossa decisão de avançar com a investigação no domínio da implementação de sistemas de reutilização de água e de captação de águas pluviais, 43% dos nossos centros têm esses sistemas em funcionamento, tendo sido identificados outros oito para a realização deste investimento. No que respeita à energia, realizámos investigações sobre novas tecnologias, bem como estudos de viabilidade e projetos-piloto com vista a alcançarmos a nossa independência energética. Devido às limitações de mercado e regulamentares, não nos é possível implementar iniciativas como a instalação de dispositivos de transformação de resíduos em energia, mas comprometemo-nos a acompanhar de perto os desenvolvimentos locais caso as condições se alterem.
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Lojistas prósperos

Desafios

O contexto operacional mais alargado de redução do rendimento familiar e de queda no poder de compra que tem afetado a zona euro nos últimos anos e, nomeadamente, o Sul da Europa, levou as empresas a procurarem formas de fortalecer o valor socioeconómico das suas atividades como uma nova vantagem competitiva, avaliando de que modo os seus projetos poderão injetar riqueza na economia local de forma mais eficaz. O apoio aos negócios locais - e outras formas mais sustentáveis de consumo - também está a ganhar uma nova importância para os visitantes dos centros comerciais. Simultaneamente, está a ocorrer uma revolução na indústria de retalho global. Incentivados pela utilização crescente de dispositivos com Internet móvel, os consumidores modernos estão a impor novos desafios e oportunidades aos centros comerciais, já que dependem cada vez mais de uma combinação de plataformas digitais e de novos canais de comunicação para definir a sua experiência física de compras. Os visitantes de centros comerciais querem envolver-se mais ativamente no processo de consumo; e o aumento das vendas de produtos éticos, ecológicos e artesanais, bem como o interesse crescente em experiências práticas (como workshops de artes e ofícios e desfiles de moda) apontam para uma aposta nessa tendência.

Estratégia

A adaptação a este mundo em mudança é essencial para o sucesso dos nossos lojistas. Os retalhistas que abraçam desafios sociais e ambientais através dos seus modelos de negócio têm uma maior hipótese de manter a longevidade dos seus negócios e poderão criar benefícios para as comunidades locais. Encontramo-nos já a colaborar com lojistas atuais e potenciais para tornar os seus negócios mais resilientes, permitindo, especificamente, que empresas pequenas, locais e sustentáveis se desenvolvam em circunstâncias que de outra forma seriam adversas. Esta abordagem apoia também a nossa estratégia de negócio, permitindo-nos promover novos conceitos que proporcionam experiências únicas aos visitantes. Dessa forma, conseguimos sustentar os nossos fluxos de rendimento e manter a inovação como base dos valores de negócio da Sonae Sierra. Neste âmbito, inclui-se o conceito “Coop Store” que pretende apoiar empreendedores e pequenas empresas, permitindo que os operadores partilhem espaços vagos na mesma loja, dividindo os respetivos custos operacionais, e proporcionando fluxos de rendas adicionais para o centro comercial. Os nossos esforços de apoio à prosperidade dos lojistas são também impulsionados pela nossa estratégia Go Digital que procura integrar estratégias digitais em linha destinadas a melhorar a experiência do cliente.

Objetivos Futuros

As nossas equipas de gestão de centros comerciais irão continuar a implementar as “Coop Stores” em lojas desocupadas, e a criar novos projetos de apoio aos negócios locais de forma a diversificar a nossa oferta para os visitantes de centros comerciais. As iniciativas atualmente em fase de preparação incluem a “My 1st Work Experience” (A minha primeira experiência de trabalho) que se destina a apoiar jovens recém-licenciados na criação do seu próprio negócio de vendas através da prestação de orientação e apoio no domínio do planeamento do negócio, do desenvolvimento do projeto e do financiamento.

O nosso desempenho até 31 de Dezembro de 2014

Em 2014 foram criadas cinco “Coop Stores” em centros comerciais de Portugal e Espanha. Juntas geraram vendas superiores a 80.000 euros para os lojistas que fazem parte deste projeto e que são empresas independentes locais. Vinte por cento dos projectos das “Coop Stores” tornaram-se lojistas permanentes nos nossos centros comerciais.
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Otimização do conhecimento

Desafios

No mundo atual, a vantagem competitiva é impulsionada pela capacidade da força de trabalho de uma empresa aprender mais rápido e inovar antes da concorrência. As rápidas mudanças que afetam o setor exigem que a nossa Empresa possua o talento, a agilidade e a flexibilidade para nos mantermos à frente da corrida. Além disso, no contexto do elevado desemprego juvenil que afeta grande parte da zona euro, as organizações, como a nossa, têm várias oportunidades para contribuir para a aquisição de conhecimentos da comunidade alargada.

Estratégia

O nosso negócio depende de pessoas competentes e motivadas para cumprir a nossa estratégia de negócio e executar a nossa atividade do dia-a-dia. Em anos recentes, demos prioridade ao bem-estar e ao desenvolvimento dos nossos colaboradores, procurando garantir níveis elevados de satisfação e produtividade dos colaboradores, reduzindo os custos e riscos associados a uma grande rotatividade e ausência das pessoas. Desenvolvemos a nossa capacidade de prestar formação interna com vista a dar resposta às necessidades de desenvolvimento dos colaboradores. Apesar de esta estratégia ter sido eficaz, a nossa estratégia de otimização do conhecimento tem por objetivo capacitar os nossos colaboradores, desenvolvendo as suas competências e conhecimento, libertando o seu potencial de forma individual e elevando o padrão de aquisição de conhecimento a nível coletivo nas comunidades em que operamos. Ao fazê-lo, podemos melhorar o capital intelectual da nossa organização e o leque de talentos externos a partir do qual pretendemos recrutar pessoas ambiciosas para se juntarem à nossa força laboral.

Objetivos Futuros

Temos três objetivos a longo prazo:
  • Colaborar com as universidades: Estabelecer parcerias com universidades e partilhar o nosso conhecimento ou criar novos conhecimentos a partir do contacto com os alunos.
  • Partilhar com as comunidades: Alargar o nosso conhecimento aos colaboradores das organizações com as quais pretendemos manter ligações sólidas, tais como municípios, brigadas de incêndio, policia e autoridades locais.
  • Envolver os lojistas através do conhecimento: Promover o desenvolvimento dos lojistas ou futuros lojistas (proprietários e colaboradores) através do reforço das suas competências e know-how empresarial.

O nosso desempenho até 31 de Dezembro de 2014

No final de 2014 tínhamos concluído um projeto no âmbito da colaboração da Sonae Sierra com as universidades - o projeto “Be Well”, uma parceria académica que nos permitiu obter uma visão global dos riscos inerentes ao stress no local de trabalho presentes na nossa empresa, e desenvolver um plano de mitigação detalhado destinado a melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. No mesmo período existiam três outros projetos em fase de implementação e quatro em fase de avaliação. Tínhamos também identificado o nosso primeiro projeto-piloto no âmbito da partilha do conhecimento com as comunidades - uma parceria proposta com o departamento de polícia local por forma a oferecer formação em tecnologias da informação. Para exemplos das nossas iniciativas relativas à Otimização do conhecimento, consulte os casos de estudo.
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Estilos de vida sustentáveis

Desafios

Os nossos estudos de comportamento dos consumidores – bem como dados externos sobre hábitos de consumo – revelam que os consumidores estão cada vez mais preocupados com os impactos ambientais e éticos das compras que fazem e, muitas vezes, querem adotar estilos de vida mais saudáveis, ecológicos e sustentáveis. Na verdade, 75% dos consumidores entrevistados em 2013 afirmaram que se sentem mais satisfeitos quando visitam um “centro comercial sustentável”. As conclusões do nosso inquérito ao comportamento do consumidor de 2014 (que incluiu dados de Portugal, Espanha, Itália e Alemanha) vieram confirmar isso mesmo e revelaram que alguns dos nossos centros comerciais estão entre os mais reconhecidos em termos de sustentabilidade nas respetivas áreas de influência. Além disso, destacaram o facto de os consumidores desejarem uma comunicação clara sobres estas questões e quererem fazer parte e estar envolvidos em ações responsáveis. Tendo em conta que os nossos centros comerciais atraíram 439,8 milhões de visitantes em 2014, a Sonae Sierra está numa posição privilegiada para envolver um grande número de consumidores e promover estilos de vida e escolhas de compra sustentáveis. Isto ajudará a Sonae Sierra a ir ao encontro das expetativas dos clientes, encorajando simultaneamente o crescimento de novos mercados na área dos produtos sustentáveis, o que contribuirá para aumentar ou criar novos fluxos de receitas para os lojistas.

Estratégia

O nosso enfoque a longo prazo em estilos de vida sustentáveis tem por objetivo capitalizar estas tendências. Iremos utilizar a nossa dimensão e influência pública para incentivar os visitantes a fazer as escolhas certas. Isto implica a promoção de bens e serviços saudáveis, ecológicos e locais, a melhoria do bem-estar através de atividades ligadas à saúde nos nossos centros comerciais e a criação de um espírito de pertença. Esta abordagem permite-nos aumentar a satisfação e fidelização dos visitantes, aumentando assim o número de visitas aos nossos centros comerciais, para além de acrescentar valor à nossa marca por apoiarmos visivelmente a saúde, o bem-estar e um comportamento com consciência ambiental.

Objetivos Futuros

Pretendemos promover mudanças comportamentais positivas em relação a três esferas principais:
  • Ambiente: Promover boas práticas de conservação ambiental e permitir que os visitantes tomem decisões informadas sobre o desenvolvimento de estilos de vida com um impacto ambiental reduzido.
  • Social: Promover o envolvimento cívico e da comunidade através do voluntariado.
  • Saúde: Desenvolver uma estratégia de promoção de estilos de vida saudáveis entre os consumidores.

O nosso desempenho até 31 de Dezembro de 2014

Embora o primeiro objetivo tenha sido originalmente desenvolvido no âmbito do tema “Pessoas seguras e ecoeficiência”, redobramos os nossos esforços para comunicarmos os nossos progressos ambientais aos consumidores, e para aumentar o seu envolvimento nestas questões e implementar um evento de sensibilização ambiental. A “SOS Planeta” - uma campanha que utiliza a realidade aumentada para ajudar os visitantes a visualizar de que forma o seu impacto ambiental afeta o planeta - foi implementada em 15 centros comerciais da Sonae Sierra em Portugal. Tomamos também a primeira iniciativa de âmbito social com o lançamento do Help Spot, tendo em vista o posicionamento da Sonae Sierra e de cada um dos nossos centros comerciais como principais catalisadores do trabalho voluntário socialmente responsável. O projeto tem por objetivo promover o voluntariado em Portugal e está presente nos 21 centros comerciais da Sonae Sierra no país. Para exemplos das nossas iniciativas relativas a Estilos de vida sustentáveis, consulte os casos de estudo.

Nota: Na sessão “Sustentabilidade” todas as informações são globais e referem-se à Sonae Sierra e seus shopping centers nos vários países onde atua, incluindo o Brasil.