O desafio


Os incidentes que ocorram nas nossas propriedades podem causar lesões a pessoas e expor a nossa empresa a riscos, dando origem, por exemplo, a danos em termos de reputação, multas e atrasos nos projetos de construção. Infelizmente, alguns segundos podem ser suficientes para destruir a reputação que levámos anos a construir. Por outro lado, uma abordagem progressiva à saúde e segurança (S&S) poderá ajudar a proteger as pessoas, a reduzir os custos com seguros, a diminuir o absentismo dos colaboradores e a melhorar a reputação da empresa.

Garantir a saúde e a segurança dos nossos stakeholders, incluindo colaboradores, fornecedores, lojistas e visitantes dos centros comerciais, é para nós uma prioridade constante. Tendo isto em consideração, e cientes de que os incidentes ocorrem mesmo quando estamos preparados para eles, trabalhamos diariamente no sentido de os evitar e providenciamos informação e formação adequada, no âmbito da Segurança e da Saúde, a todos os nossos stakeholders, de forma a garantir que, na eventualidade de um incidente ocorrer, as suas consequências sejam minimizadas em virtude de uma ação adequada.

A nossa estratégia


O nosso principal objetivo consiste em atingir zero acidentes, e implementamos os mais elevados padrões e práticas em matéria de segurança e saúde em todas as nossas propriedades e áreas de negócio.

Com este objetivo em vista, a nossa estratégia inicial consistiu em utilizar sistemas de gestão de craveira mundial desenvolvidos pela DuPont através do Projeto Personæ. A abordagem, desenvolvida pela DuPont Safety Resources (cuja experiência e competência confirmada de 200 anos enquanto proprietária e operadora a coloca entre as empresas mais seguras e socialmente mais responsáveis do mundo), assenta numa combinação da implementação de boas práticas em termos de gestão de segurança e saúde com o desenvolvimento das capacidades internas da Sonae Sierra, através da formação e da transferência de conhecimentos.

A nossa estratégia atual visa incutir atitudes e comportamentos responsáveis na cultura da nossa empresa. O nosso Sistema de Gestão de Segurança, Saúde e Ambiente (SGSSA) aponta para a criação de uma cultura de consciencialização da segurança, de forma a evitar que os acidentes aconteçam, partindo de um compromisso visível da administração que se estende a todos os colaboradores da nossa Empresa. Através do SGSSA, empenhamo-nos em minimizar, de forma contínua, a ocorrência de todos os incidentes de segurança e todas as doenças profissionais, bem como em promover a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores, fornecedores, empreiteiros, lojistas e visitantes.

Para obter informações adicionais, clique aqui

Nossos objetivos a longo prazo



  • Melhorar o bem-estar dos nossos colaboradores e reduzir o índice e a gravidade dos acidentes no local de trabalho, assim como das doenças ocupacionais, com o objetivo de reduzir o seu número para zero.

  • Antecipar e prevenir todos os riscos de segurança nas obras de construção da Sonae Sierra, minimizando o número de acidentes e a sua gravidade, com o objetivo de reduzir os mesmos para zero.

  • Garantir um ambiente seguro a todos os que visitam ou trabalham nos shopping centers da Sonae Sierra, com o objetivo de alcançar zero acidentes e promover entre os lojistas, fornecedores e visitantes, um comportamento seguro e saudável.


O nosso desempenho (31 de Dezembro de 2014)




graf_port



Para ver o histórico do nosso desempenho e outros indicadores de desempenho relativos a Segurança e Saúde clique aqui.

Para exemplos das nossas iniciativas relativas a Segurança e Saúde, consulte os Casos de Estudo.

Nota: Na sessão “Sustentabilidade” todas as informações são globais e referem-se à Sonae Sierra e seus shopping centers nos vários países onde atua, incluindo o Brasil.