O desafio


Os resíduos estão diretamente ligados ao desenvolvimento humano, tanto tecnológico como social. Não obstante, o conceito de resíduo é subjetivo, na medida em que os artigos que algumas pessoas deitam fora podem ter valor para outras. Os resíduos são amplamente reconhecidos como recursos valiosos, continuando a ser objeto de debate a melhor forma de tirar partido deste valor.

Apesar deste valor potencial dos resíduos, a grande maioria dos resíduos produzidos a nível mundial continua a ser eliminada sem qualquer tratamento prévio, através da deposição em aterros. Os resíduos dos aterros, para além de equivalerem a um uso ineficaz dos recursos (dos resíduos e do terreno), estão também relacionados com aspetos potencialmente prejudiciais para o ambiente, como emissões de metano (CH4) e de dióxido de carbono (CO2), odores, bioaerossóis e outras emissões para o solo e para a água (lixiviação, poluentes) através de fontes pontuais ou de poluição difusa.

Consequentemente, a eliminação de resíduos por deposição em aterros está a ser alvo de uma regulação mais rigorosa e mais dispendiosa na maioria dos locais onde operamos. Por outro lado, uma boa gestão dos resíduos pode reduzir os impactos ambientais e ser mais económica para as empresas uma vez que evita o pagamento de taxas aplicáveis à utilização de aterros e os custos inerentes à eliminação de resíduos.

A nossa estratégia


Uma gestão adequada dos resíduos deve obedecer aos seguintes princípios: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recuperar; só então é que os resíduos deveriam ser eliminados de uma forma ambientalmente responsável. Nós seguimos estes princípios e concentramos a nossa atuação na procura de novas formas de aumentar as nossas taxas de reciclagem e de reduzir os resíduos enviados para aterros, com vista a atingir os nossos objetivos.

Isto tem início na fase de conceção dos projetos, em que incorporamos instalações de recolha e separação de resíduos na conceção dos centros comerciais, conforme estabelecido nas nossas Requisitos de Segurança, Saúde e Ambiente (SHEDS).

Durante os trabalhos de construção, incentivamos os empreiteiros a operarem Planos de Gestão de Resíduos. Estamos empenhados em, gradualmente e desde a fase da conceção, facilitar a minimização de resíduos gerados durante a construção (por exemplo, através da produção prévia de materiais fora do estaleiro). Sempre que possível, especificamos a reciclagem de componentes de construção quando chegam ao fim da vida útil, o que é particularmente relevante para as nossas atividades de remodelação. Além disso, as construtoras são obrigadas a comunicar-nos os resultados da sua gestão de resíduos.

Durante a fase de operação, os resíduos produzidos pela Sonae Sierra são, na sua maioria, gerados pelas atividades dos lojistas. Por conseguinte, os nossos esforços de gestão de resíduos concentram-se na separação, gestão e eliminação de resíduos, bem como em conseguir a colaboração dos lojistas. Para além de cumprirmos os requisitos legais, visamos uma melhoria progressiva da taxa de reciclagem de resíduos de cada centro comercial. Ao longo dos últimos anos, conseguimos uma redução significativa da quantidade de resíduos enviados para aterros.

Para obter informações adicionais, clique aqui

Nossos objetivos a longo prazo



  • Aumentar a proporção do total de resíduos (por peso) que é reciclada, valorizada ou reutilizada, e alcançar, até 2020, uma taxa de reciclagem mínima de 65% em todos os centros comerciais detidos pela Sonae Sierra.



  • Reduzir a proporção do total de resíduos (por peso) que é enviada para aterro, de modo a alcançar, até 2020, uma taxa igual ou inferior a 18% de resíduos enviados para aterro em todos os centros comerciais detidos.



  • Aumentar a proporção do total de resíduos (por peso) que é reciclada, valorizada ou reutilizada, e alcançar, até 2020, uma taxa de reciclagem mínima de 90% nos principais escritórios da empresa. 



  • Manter um elevado nível de desempenho em termos de reciclagem nos projetos de construção e procurar aumentar a proporção de materiais de construção obtidos através da reciclagem.







Para ver o histórico do nosso desempenho e outros indicadores de desempenho relativos aos Resíduos clique aqui.

Para exemplos das nossas iniciativas relativas aos Resíduos, consulte os Casos de Estudo.

Nota: Na sessão “Sustentabilidade” todas as informações são globais e referem-se à Sonae Sierra e seus shopping centers nos vários países onde atua, incluindo o Brasil.