Estas são algumas das iniciativas em que a Sonae Sierra participa:

World Business Council for Sustainable Development

wbcsd

Fazemos parte do grupo nuclear do projeto “Eficiência Energética nos Edifícios” do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e assinámos o Manifesto do WBCSD para a Eficiência Energética nos Edifícios, que apela aos signatários para que definam metas de redução do consumo energético para os edifícios que controlam e promovam a eficiência energética dos edifícios entre os seus stakeholders.

Para mais informações, aceda a www.wbcsd.org/buildings.aspx.

INREV Sustainability Committee

inrev

Em 2014, a Sonae Sierra tornou-se membro do Comité de Sustentabilidade da INREV (European Association for Investors in Non-listed Real Estate Vehicles). Anteriormente, erámos membros do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade, que foi criado em 2009, com vista a informar e educar os seus membros sobre questões de sustentabilidade ao nível dos fundos. O trabalho da INREV centrou-se em melhorar o acesso dos membros à informação sobre questões de sustentabilidade, tais como legislação e benchmarks da indústria, a compreensão das práticas de mercado na indústria e em apoiar outras iniciativas dos comités da INREV, como elaboração de relatórios e due diligence. A Sonae Sierra contribuiu em 2012 para as Recomendações de Melhores Práticas (BPR) em termos de Relatórios de Sustentabilidade da INREV e em 2013 participou na revisão do questionário de due diligence.

Para mais informação, consulte www.inrev.org.

uli

Em 2009, a Sonae Sierra tornou-se num dos membros fundadores da Greenprint Foundation, uma iniciativa global da indústria apoiada pelos principais intervenientes do setor imobiliário. Em 2012, a Greenprint Foundation e o Urban Land Institute (ULI) fundiram-se para formar o ULI Greenprint Centre for Building Performance. A Sonae Sierra continua a desempenhar um papel ativo e, em 2014, participou no Relatório de Desempenho da Greenprint Volume 5 (anteriormente designado por “Índice de Carbono da Greenprint”). Fornecemos dados sobre o consumo energético e as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) de 42 centros comerciais, que foram analisados e comparados com os portefólios de outros membros da Greenprint. Somos um dos membros do Conselho Consultivo e participamos no seu Comité de Desempenho e no Comité de Avaliação. A Sonae Sierra é também membro do Conselho Europeu do ULI para o Desenvolvimento Sustentável.

Para mais informações, aceda a www.uli.org/research/centers-initiatives/greenprint-center/

GRESB – Global Real Estate Sustainability Benchmark

gresb

O Benchmark Global de Sustentabilidade Imobiliária (GRESB) é uma iniciativa que avalia o desempenho ambiental e social dos investimentos imobiliários públicos e privados. O inquérito de 2009, no qual a Sonae Sierra participou, foi o primeiro do género; previa apresentar uma perspetiva do nível atual de integração da gestão ambiental em todas as empresas imobiliárias cotadas e nos fundos imobiliários privados de todo o mundo.

A Sonae Sierra participa anualmente no GRESB e, mais uma vez, obteve uma “Green Star” no inquérito de 2014. Com base na avaliação do GRESB, a Sonae Sierra ficou classificada em 3.º lugar relativamente ao seu grupo homólogo europeu e em 5.º lugar relativamente a todas as entidades europeias. Globalmente, a Sonae Sierra alcançou uma pontuação de 80, quase o dobro da pontuação média global que se situa nos 47 pontos.

Para mais informações, aceda a www.gresb.com.

European Property Federation

epf

Defendemos e estamos envolvidos em posições assumidas por organizações do setor no que diz respeito a políticas públicas, incluindo a European Property Federation (EFP). Apoiamos as respostas da EFP a um conjunto de Diretivas e iniciativas legislativas da União Europeia, incluindo mais recentemente o Relatório Intercalar do Energy Efficiency Financial Institution Group sobre o Financiamento de Investimentos em Eficiência Energética.

Para mais informações, aceda a www.epf-fepi.com.