Acreditamos que a gestão da nossa atividade de uma forma sensível e recetiva às necessidades e preocupações dos nossos stakeholders é vital para o sucesso a longo prazo do nosso negócio. Utilizamos o valioso feedback dos nossos investidores, lojistas, visitantes, colaboradores, fornecedores e de membros da comunidade local para nos ajudar a aperfeiçoar a nossa abordagem a nível corporativo.

Os nossos principais grupos de stakeholders são:

Investidores e financiadores

Mantemos os investidores e financiadores envolvidos através do nosso relatório anual e trimestral, da Assembleia Geral de Acionistas, bem como através de reuniões e apresentações regulares sobre o nosso desempenho financeiro e práticas de gestão do risco. Também participamos na Comissão para a Sustentabilidade da INREV (European Association for Investors in Non-listed Real Estate Vehicles), que visa informar e educar os membros sobre questões de sustentabilidade ao nível dos fundos, e participamos no Benchmark Global de Sustentabilidade Imobiliária (GRESB – Global Real Estate Sustainability Benchmark).

Lojistas

Consideramos que os nossos lojistas são parceiros estratégicos. As nossas equipas de gestão de centros comerciais trabalham diariamente com os lojistas para os ajudar a melhorar o seu potencial comercial. As auditorias às vendas e as reuniões individuais com os lojistas são dois exemplos de como avaliamos o desempenho dos lojistas e trabalhamos para identificar soluções que impulsionem o seu negócio.

Realizamos inquéritos anuais de satisfação dos lojistas em todos os nossos centros comerciais e utilizamos os resultados para desenvolver planos de ação que possam remediar os aspetos com baixas pontuações e, por fim, gerar uma melhoria contínua nos níveis de satisfação dos lojistas.

Colaboramos regularmente com os nossos lojistas sobre questões de sustentabilidade. Oferecemos formação sobre questões de Segurança, Saúde e Ambiente (SSA), convidamos os lojistas a participar ativamente nos Comités de SSA e trabalhamos com os mesmos com vista a melhorar o seu desempenho neste domínio como, por exemplo, através da identificação de oportunidades de redução do consumo energético e da publicação de Guias de Boas Práticas em SSA.

personae14

Personæ Tenant Award

Em 2007, lançamos o prêmio Personæ Tenant Award que reconhece os esforços em Segurança e Saúde feitos pelos nossos lojistas para maximizar o seu desempenho nas suas lojas, contribuindo assim para promover uma cultura de prevenção de acidentes e um ambiente seguro para os funcionários e clientes. O prêmio é atribuído a cada dois anos e está atualmente na sua 5ª edição. Por favor, clique nas datas para ver os vencedores das edições anteriores.

20072008200920112013personae

planetsierra

Planet Sierra Tenant Award

Em 2010, um prêmio semelhante,"Planet Sierra Tenant Award", foi lançado pela primeira vez, para reconhecer desempenhos ambientais de excelência. Este prêmio é atribuído a cada 2 anos, alternando com "Personæ Tenant Award", destinando-se a reconhecer os esforços dos lojistas para a excelência ambiental, promovendo assim um negócio sustentável comum a longo prazo. Por favor, clique nas datas para ver os vencedores das edições anteriores.

20102012

Colaboradores

A cada dois anos, levamos a cabo um Estudo do Clima Corporativo dos colaboradores para medir os níveis de envolvimento e satisfação do pessoal. Outras ferramentas de comunicação incluem a nossa revista interna Horizons e a Intranet, bem como o programa “We Share” que visa agregar e partilhar o conhecimento e competências profissionais dos nossos colaboradores, reunindo as várias iniciativas de partilha de conhecimento que organizamos.

Cooperamos com os nossos colaboradores no que respeita a questões de sustentabilidade através de reuniões e formações regulares na área de SSA. A nossa newsletter Evolve pretende, através das suas informações, sensibilizar para a questão da sustentabilidade, sendo apoiada por Sugestões e Alertas no domínio da SSA e pela ferramenta “My advice” que permite a partilha de mensagens simples sobre saúde e segurança pelos quadros superiores.

Fornecedores

O procurement na indústria dos centros comerciais reveste-se de especial complexidade. Dispomos de uma extensa cadeia de fornecedores e contamos com os nossos prestadores de serviços para nos ajudarem a alcançar os nossos objetivos de negócio, nomeadamente os objetivos de sustentabilidade. Tanto o nosso negócio de Desenvolvimento como de Gestão de Centros Comerciais integram os requisitos do Sistema de SGSSA da Sonae Sierra nos seus procedimentos de Gestão para Prestadores de Serviços e os Requisitos de Saúde, Segurança e Ambiente para projetos (SHEDS), para que a sua implementação garantisse que o desempenho dos nossos principais fornecedores cumpre os requisitos da Sonae Sierra, incluindo requisitos de SSA.

A segurança é uma preocupação importante das nossas atividades de envolvimento dos nossos fornecedores. Realizamos reuniões e formações periódicas de SSA com os nossos fornecedores da área de segurança, manutenção, limpeza e gestão de resíduos, para analisarmos os incidentes mais comuns entre estes prestadores de serviços. Publicámos também um Guia de Boas Práticas em SSA com orientações que abrangem várias atividades, destinadas a reduzir o risco de acidentes relacionados com segurança e de acidentes ambientais. Usamos a nossa ferramenta de auditoria, o Índice de Práticas Seguras (SPI), para avaliar e melhorar as condições de segurança nos nossos projetos em construção.

A nossa Política de Procurement Responsável compromete-nos a integrar os critérios de sustentabilidade nos nossos Procedimentos de Gestão para Prestadores de Serviços e colaboramos regularmente com os nossos fornecedores no sentido de melhorar o seu desempenho social e ambiental. Por exemplo, organizamos e convidamos os fornecedores a participar ativamente nos Comités abertos de SSA e oferecemos formação em segurança. Todos os contratos de valor superior a um milhão de euros celebrados com fornecedores importantes na área do desenvolvimento incluem cláusulas relacionadas com os impactos em matéria de SSA e questionários de pré-qualificação para os principais fornecedores de produtos e serviços estruturais, com vista à recolha de informações sobre as suas políticas e práticas relacionadas com questões de SSA.

COMUNIDADES E VISITANTES

Estamos empenhados em oferecer centros comerciais atrativos que dão resposta às necessidades da população local. Procuramos gerar benefícios económicos locais através da criação de emprego local, convidando as empresas locais a alugar espaços nos nossos centros comerciais e investindo em iniciativas que melhoram o bem-estar das comunidades locais.

Através do nosso programa de Painéis Comunitários (PC), integramos a consulta e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento e operação de cada um dos nossos centros comerciais. Nas reuniões dos PC os representantes das comunidades são convidados a partilhar as suas ideias e preocupações e a apresentar eventuais projetos de colaboração que incluam melhorias a nível ambiental, social e económico nas áreas em que operamos.

Durante a fase de operação, para além de garantirmos que o tenant mix, as instalações e os eventos oferecidos pelo centro comercial são adequados às necessidades e interesses dos visitantes, levamos a cabo inquéritos regulares e assumimos um papel ativo na sensibilização dos visitantes para preocupações de sustentabilidade, promovendo uma grande variedade de eventos e campanhas com temas ambientais e sociais. Também apoiamos iniciativas de cariz solidário para promover o bem-estar dos membros da comunidade.

AUTORIDADES LOCAIS

Colaboramos com as autoridades locais ao nível do shopping center durante as fases de planejamento, desenvolvimento e de operação. Os representantes das autoridades locais são, muitas vezes, convidados a participar nos nossos Painéis Comunitários, onde podem compartilhar as suas preocupações e sugestões relativamente às atividades do shopping e apresentar ideias de colaboração.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Colaboramos com os meios de comunicação social locais e nacionais de cada país em que operamos para promover as nossas atividades relacionadas com temas econômicos, sociais e ambientais.

Nota: Na sessão “Sustentabilidade” todas as informações são globais e referem-se à Sonae Sierra e seus shopping centers nos vários países onde atua, incluindo o Brasil.