A nossa Estratégia de Sustentabilidade

Identificamos cinco oportunidades a longo prazo que produzirão valor partilhado para o nosso negócio, para a sociedade e para o ambiente. A abordagem destas questões tem por objetivo permitir-nos sustentar o conjunto de recursos (capital stocks) e relações de que o nosso negócio depende a médio e longo prazo.

Isto significa que, ao implementarmos a nossa estratégia de sustentabilidade a par da nossa estratégia de negócio, pretendemos criar um círculo virtuoso através do qual procuramos resolver os principais riscos de sustentabilidade para as nossas operações, a fim de salvaguardar a nossa capacidade contínua de fazer negócios.

A gestão eficaz dos riscos está subjacente tanto à nossa estratégia de negócio como à nossa estratégia de sustentabilidade, garantindo que os riscos associados a todas as nossas atividades de negócio são rigorosamente geridos e controlados.

A solidez da estrutura de gestão da sustentabilidade e a integração do processo de envolvimento com stakeholders são ambos componentes importantes da nossa estratégia. Participamos também num conjunto de iniciativas externas para fazer avançar a agenda em matéria de sustentabilidade no nosso setor.

Principais Resultados

Dois anos após o lançamento dos nossos desafios em matéria de sustentabilidade a longo prazo:
  • Demos apoio a comunidades com negócios vibrantes e prósperas através da promoção de conceitos de venda flexíveis, tais como as “Flash Stores”, que nos permitem promover o empreendedorismo e testar novas marcas, e implementámos as “Coop Stores” (um formato do conceito “Flash Stores”), orientadas para o apoio a empreendedores e pequenas empresas, em linha com a focalização a longo prazo na prosperidade dos lojistas no âmbito da nossa estratégia de sustentabilidade.

  • Continuamos a implementar os sistemas de recolha de águas pluviais e de reutilização de águas residuais em todos os nossos centros comerciais a fim de aumentar a sua resiliência de recursos.

  • Lançamos o projeto “Be Well’ como parte da nossa abordagem à otimização do conhecimento. O projeto “Be Well” é uma parceria académica sem qualquer custo de investimento associado que nos permitiu obter uma visão global dos riscos inerentes ao stress no local de trabalho presentes na nossa empresa, e desenvolver um plano de mitigação detalhado destinado a melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

  • Continuamos a desenvolver o nosso excelente Sistema de Gestão de Segurança, Saúde e Ambiente com vista a uma melhoria contínua em matéria de pessoas seguras e ecoeficiência. Os principais projetos desenvolvidos em 2014 incluíram os projetos “Bright” e “Dive”. Trata-se de ferramentas de modelação teórica que nos permitem calcular e otimizar o consumo de energia e de água nos nossos centros comerciais. Reforçámos também o nosso compromisso para com os prestadores de serviços dos centros comerciais no que respeita à segurança e prevenção, e revimos a nossa estratégia de prevenção de incêndios com resultados muito positivos.

 
Reconhecimento
Clique aqui para obter uma lista completa dos prêmios que conquistamos.

Saiba mais:


Pessoas seguras e eco eficiência: Saiba mais sobre as nossas práticas robustas e de grande sucesso ao nível da segurança, saúde e ambiente, que agora formam a base dos nossos procedimentos de negócio em todas as principais atividades.

Prioridades a longo prazo: Saiba mais sobre o nosso progresso e planos em comparação com as prioridades a longo prazo, que nos irão ajudar a resolver problemas globais, garantindo simultaneamente a manutenção das nossas receitas: Resiliência dos recursos, Lojistas prósperos, Otimização do conhecimento e Estilos de vida sustentáveis.

Políticas de Sustentabilidade: Saiba mais sobre as políticas subjacentes à nossa estratégia de sustentabilidade.

Nota: Na sessão “Sustentabilidade” todas as informações são globais e referem-se à Sonae Sierra e seus shopping centers nos vários países onde atua, incluindo o Brasil.